Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Santos e São Vicente ganham primeiro guia geoturístico do estado
02/10/2012

O Guia vai mostrar a importância das Geociências para a população. Nem sempre pensamos na importância das disso, mas tudo o que comemos, temos, construímos, fabricamos, até o que somos, vem, em última análise, da Terra. No dia 5 de outubro, o geólogo Virgínio Mantesso, está organizando uma excursão com congressistas onde irão percorrer o Guia, na ocasião será visitado formações geológicas como um granito datado em 492-500 milhões de anos.

O roteiro do GUIA é um convite para as pessoas conhecerem esses locais, admirar paisagens, observar com atenção as rochas ornamentais usadas nos imóveis e monumentos, apreciar minerais de coleção, com informações das características geológicas e suas relações com as atividades humanas. Estas ações integram o Geoturismo, onde devemos destacar dois conceitos básicos: geodiversidade: variedade de ambientes, fenômenos e processos geológicos ativos, que originam minerais, rochas, fósseis, solos e paisagens, formando a base da vida; e geossítio: local onde alguma feição geológica de interesse existe e pode ser visitada, explicada, e apreciada, explica Mantesso.

Curiosidades:
Para quem não sabe, Martim Afonso nasceu no século XV e fundou em 1532, a primeira vila do Brasil: São Vicente. Vizinha à cidade de Santos que recebe um dos maiores eventos de geociências do país, a cidade de São Vicente abriga a casa onde Martim Afonso viveu.

A ilha de São Vicente, no contexto geológico, também é marca de episódios relacionados à separação das placas tectônicas sul-americana e africana, iniciada há cerca de 140 milhões de anos. Existem evidências das chamadas rochas ígneas e metamórficas com uma história geológica longa e complexa, cuja origem se relaciona particularmente às zonas de fraqueza originadas pela tensão de abertura das placas.

A planície da Baixada Santista é constituída por sedimentos e sua gênese, composição, estratigrafia e configuração estão relacionadas às variações do nível do mar durante o quaternário. O período quaternário, também denominado antropozóico, é o mais recente da história da Terra e abrange, segundo alguns geólogos, 1,6 milhão de anos.

Todas essas informações estão presentes no Guia Geoturístico e Histórico de Santos e São Vicente que será lançado durante o 46º Congresso Brasileiro de Geologia/ 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa. Confira a programação completa clicando aqui. (http://www.46cbg.com.br/programacao)

Serviço
O quê: 46º Congresso Brasileiro de Geologia/ 1º de Geologia dos Países de Língua Portuguesa
Quando: de 30 de setembro a 5 de outubro de 2012
Onde: Santos (SP) Brasil (no Centro de Convenções do Grupo Mendes, localizado na Avenida General Francisco Glicério n° 206)
Mais informações: http://www.46cbg.com.br.
 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia