Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Garrett Oliver, Mestre-Cervejeiro da Brooklyn Brewery, fala sobre carreira e cerveja
20/11/2012

Oliver participou de eventos em São Paulo e do lançamento da cerveja Saison de Caipira em Minas Gerais

Durante sua estadia no Brasil, Garrett Oliver prestigiou vários eventos em São Paulo, como o encontro com clientes da Brooklyn Brewery e da sua distribuidora no Brasil a BeerManiacs no mercado Municipal de São Paulo e o bate papo com jornalistas no recém-inaugurado Bar Aconchego Carioca, também em São Paulo.

Simpático e bom de papo, Garrett não mediu esforços para defender a cerveja, “fazer cerveja é como cozinhar, diferentemente do vinho, as cervejas podem ter o sabor que você quiser”, afirma. Ele também contou um pouco sobre como chegou ao reconhecimento que tem hoje. Sua história começou nos anos 80 quando as pessoas da classe média começaram a viajar e descobriram os verdadeiros queijos e cervejas. “Eu achava que sabia o que era queijo até conhecer a França, ou o que era cerveja até eu morar na Inglaterra”, declarou Oliver em sua palestra no Aconchego Carioca.

De acordo com ele, a cerveja conhecida até então nos Estados Unidos era sem cor e sem sabor. E foi em casa que ele começou a produzir cervejas, pois na época era a única forma de conseguir uma cerveja de qualidade. “Primeiro nos apaixonamos pela cerveja e depois fizemos isso profissionalmente” completa Oliver.

“Uma coisa que me traz muito orgulho da Brooklyn é que tornamos as cervejas mais artesanais”, é assim com paixão que Garrett Oliver descreve seu trabalho em uma das maiores cervejarias do EUA. Ele garante que em um primeiro momento as pessoas estranharam o sabor diferenciado das cervejas Brooklyn, mas hoje elas são um sucesso, especialmente entre os mais jovens.

Durante degustação, ele falou sobre a facilidade de harmonizar cerveja com os mais diferentes pratos. E também sobre a cerveja colaborativa com a Cervejaria Wäls, lançada no dia 10 de novembro em Minas Gerais, a Saison de Caipira feita com caldo de cana. “A nova cerveja será a mistura da loucura Norte Americana, com inspiração belga e ingredientes brasileiros”, brinca Garrett.

O livro
Garret Oliver aproveitou a oportunidade para apresentar o seu mais recente livro A Mesa do Mestre-Cervejeiro, cuja primeira tradução mundial foi feita em português. No evento, ele falou que escreveu o livro para mostrar como são as cervejas, e comentou sobre a dificuldade que as pessoas têm na hora de escolher qual cerveja levar para casa, “você vê as pessoas no supermercado olhando as prateleiras de cima a baixo, perdendo tempo e no final saem com as caras tristes e uma cerveja industrial comum. Espero que o livro ajude nessa escolha”.
Oliver fez questão de explicar o trabalho que está sendo feito: “O que você está vendo aqui não é uma nova moda. É o retorno ao normal. Normal é termos centenas de cervejarias produzindo centenas de cervejas diferentes, e não algumas poucas corporações dominando o mercado e todas produzindo o mesmo líquido sem graça”.

Garrett Oliver
Garrett Oliver é uma das maiores autoridades do mundo em cerveja, Mestre-Cervejeiro da Brooklyn Brewery, editor-chefe do The Oxford Companion to Beer e autor do The Brewmaster’s Table. Garrett começou a fazer cerveja profissionalmente na Manhattan Brewing Company em 1989 como aprendiz e foi indicado Mestre-Cervejeiro de lá em 1993. Logo ficou conhecido nacional e internacionalmente por suas interpretações saborosas de estilos tradicionais de cervejas, assim como um palestrante e escritor ávido e divertido. Ele já promoveu mais de 800 degustações de cerveja, jantares e demonstrações culinárias em 14 países. Escreve regularmente para periódicos de gastronomia, de cerveja e é reconhecido internacionalmente como um expert em estilos tradicionais de cervejas e suas afinidades com a boa comida. No final de 1994, Garrett entrou para a Brooklyn Brewery como Mestre-Cervejeiro. Muitas de suas cervejas ganharam prêmios nacionais e internacionais.

fotos: Kosuke Arakawa

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia