Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
RECEITAS - Aves
Peru em Crosta de Sal
02/12/2012


Ingredientes:

  • 1 Peru Perdigão (aprox. 3,5kg)

Para a marinada:

  • 1 garrafa vinho branco seco (750 ml)
  • 2 limões taiti grandes (220 g)
  • 1 maço de ervas frescas (tomilho, alecrim e sálvia) (100 g)
  • 1 cebola média (150 g)
  • 1 cenoura média (200 g)
  • 4 dentes de alho (10 g)

Para o recheio:

  • 6 colheres (sopa) Claybom Cremosa (120 g)
  • 4 dentes alho, bem picados (10 g)
  • 1 cebola grande ralada (260 g)
  • 3 ½ xícaras (chá) farinha de mandioca flocada (biju) (250 g)
  • 1 cenoura média ralada (360 g)
  • ½ maço de cheiro verde (salsinha e cebolinha) (35 g)
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate (para besuntar a carne) (50 g)

Para a massa de sal:

  • 10 xícaras (chá) sal (1360 g)
  • 10 xícaras (chá) amido de milho (600 g)

Para servir:

  • ½ xícara (chá) de molho de tomate

Preparo:
Descongele o peru de véspera deixando-o na parte de baixo da geladeira. Retire-o da embalagem, remova o saquinho com os miúdos do interior da ave (reserve-os para o preparo de caldos e farofas). Prepare a marinada: coloque o peru em um recipiente fundo,deixando o peito virado para baixo. Regue com o vinho branco, esprema o suco dos limões e junte os demais ingredientes picados grosseiramente junto com 4 xícaras (chá) de água (800 ml). Cubra com filme plástico e deixe na geladeira de um dia para o outro.

Faça o recheio: aqueça a Claybom em uma frigideira grandee refogue o alho e a cebola, junte a farinha de mandioca e deixe tostar levemente, mexendo de vez em quando para tostar por igual. Desligue o fogo e junte a cenoura, as ervas e tempere com sal.

Retire o peru da marinada, acomode-o sobre uma tábua e recheie toda a cavidade com a farofa. Retire o plástico que prende as coxas e também o termômetro. Delicadamente, separe a pele da carne com a ajuda das mãos. Besunte a carne do peru com o extrato de tomate, esfregando bem com as mãos.

Massa de sal: misture 5 xícaras de sal, 5 de amido e 5 de água em uma panela. Leve essa mistura ao fogo, mexendo de vez em quando, até que vire uma massa maleável. Repita o processo com o restante do sal e do amido, faça uma massa por vez pois é uma massa pesada e fica difícil cozinhar mais de uma por vez.(dica: cubra a massa com filme plástico, assim que der ponto para ela não ressecar).

Montagem: pegue uma assadeira um pouco maior que as dimensões do peru, faça uma cama com um terço da massa de sal, apertando com as mãos. Acomode o Peru sobre a massa e cubra com o restante da massa, que foi aberta com o auxilio de um rolo de macarrão até que ela fique larga o suficiente para cobrir o peru. Alise a massa com as mãos molhadas e, se quiser, decore com desenhos feitos com uma faca ou cortadores de biscoito. Leve o peru para assar em forno pré-aquecido (180ºC) por 2 horas.

Na hora de servir: corte a crosta de sal com o auxílio de uma faca de pão, descartando toda a massa. Retire a pele e besunte o peru com o molho de tomate.
Corte o peito em fatias e sirva com o recheio. Acompanhe com arroz e legumes como ervilha e cenoura passados na manteiga.

Dicas: Cozinhar o peru na crosta de sal o deixa macio e bem suculento. A farofa que ficou no interior do peru ganha todo o sabor da carne e fica bem úmida. Para ter uma opção de farofa mais soltinha, recheie com metade da farofa e sirva o restante à parte. A casca e o bagaço do limão também podem dar sabor ao peru. Escove os limões e depois de espremê-los, utilize a casca para intensificar o sabor da marinada. Se preferir você pode bater os ingredientes da marinada noliquidificador (menos o limão) ao invés de picá-los.

Rendimento: 6 a 8 porções.
Tempo de preparo: 1 hora e 40 minutos
Tempo de forno: 2 horas

*Receitas: BRF Brasil Foods.

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia