Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Frutas e sementes garantem ceia de Natal e Ano Novo saborosa e sem culpa
19/12/2012

As frutas são muito procuradas neste período e já se tornaram símbolos das festas de fim de ano, alguns exemplos como lichia, ameixa, cereja, nozes, amêndoas e castanhas, usadas muitas vezes na decoração, podem substituir os doces como sobremesa, pois trazem inúmeros benefícios para a saúde devido ao grande potencial de nutrientes.

Frutas e sementes natalinas:

Lichia: rica em cianidina, fibras, potássio e vitamina C. O alto teor de vitamina C combate os radicais livres. A cianidina pode prevenir as gorduras periféricas com a obesidade abdominal localizada. Já o potássio evita a dormência e as câimbras musculares melhorando a retenção hídrica e os edemas periféricos. Quantidade ideal de consumo por dia: dez unidades.

Cereja: rica em vitamina C, potássio, antocianina e ácido elágico. É desintoxicante, excelente para o tratamento de cistite e prevenção de câncer. Suas propriedades também auxiliam no combate aos vírus, artrite reumatóide e gota. As cerejas são ótimos antiinflamatórios naturais, devido às altas concentrações de antocianina. Quantidade ideal de consumo por dia: até dez unidades

Damasco: rico em betacaroteno, fibras e vitaminas B3 e C. Combate radicais livres, previne câncer e doenças inflamatórias como artrites. Também melhora a osteoporose e é ótimo para manter a pele macia. Quantidade ideal de consumo por dia: uma unidade.

Ameixa: rica em pectina, uma fibra que diminui o risco do câncer de cólon e em vitamina B6, potássio, magnésio e cobre. Age como laxante, antiviral e antibacteriana. Ajuda na prisão de ventre. Quantidade ideal de consumo por dia: até duas unidades.

Figo: pode combater o câncer pelo composto benzaldeído, que tem auxiliado a regredir tumores. Laxativo, antiulcerativo, antibacteriano, antiparasitas. É excelente para clarear a pele, mas pode dar dor de cabeça. Quantidade ideal de consumo por dia: até três unidades.

Uva roxa: rica em vitaminas B3 e 6, biotina, selênio, zinco, potássio e ácido elágico. É antioxidante, fortalece os capilares e tem poder desintoxicante, melhorando a resposta imune. O ácido elágico é anticancerígeno. A uva roxa é ótima para as doenças cardíacas. Quantidade ideal de consumo por dia: um cacho.

Kiwi: rico em vitamina C, betacaroteno e fibras. É adequado para a saúde do coração e a digestão. Tem alto teor de vitamina C (cerca de 120% da necessidade diária do adulto). É um excelente antioxidante natural e pode ser usado para o tratamento de câncer de estômago e mama. Quantidade ideal de consumo por dia: duas unidades.

Framboesa: rica em vitaminas B e C, biotina, antocianinas, fibras, manganês, ferro e ácido fólico. Controla o colesterol e a digestão, combate as infecções e melhora a imunidade. Também é anticancerígena para os tumores de boca, garganta e cólon. Quantidade ideal de consumo por dia: seis unidades.

Abacaxi: rico em vitaminas B1, B2 e C, manganês, bromelina e fibras. A bromelina auxilia na digestão e é antiinflamatória. É boa fonte de manganês que combate os radicais livres, a osteoporose e aumenta a imunidade. Quantidade ideal de consumo por dia: uma fatia média.

Avelã: rica em vitaminas B1, B3, B6 e E, ácido fólico, ferro, cálcio, manganês e proteínas. Ajuda o organismo a melhorar a imunidade e é ótimo para a fertilidade. Quantidade ideal de consumo por dia: quatro unidades.

Nozes: ricas em glutationa, vitaminas B1, B2 e B6, ácido fólico, zinco, ômega 6 e 9. Reduz os níveis de colesterol, fornece energia e melhora a função cerebral. É anticancerígena e protetora do coração. Quantidade ideal de consumo por dia: até cinco unidades.

Castanha de caju: rica em iodo, ferro, selênio, zinco, proteínas, biotina, vitaminas B2, 3 e 5, potássio e magnésio. Mantém os tecidos nervosos, é anticancerígena e antioxidante. Quantidade ideal de consumo por dia: seis unidades.

Castanha do Pará: rica em vitaminas B e E, cálcio, ferro, glutationa, biotina e selênio. Tem excelente poder antioxidante e auxilia no tratamento de doenças da tireóide. Quantidade ideal de consumo por dia: cinco unidades.

Amêndoas: ricas em vitamina B5, potássio, zinco, fosfato, cálcio, ferro, magnésio e ácidos graxos ômega 9. Ajudam a combater o câncer, reduzir o colesterol e são ótimas para a pele, prevenindo o envelhecimento em geral. Quantidade ideal de consumo por dia: cinco unidades.

Pistache: rico em magnésio, manganês, vitaminas B e E, cálcio, potássio e ômega 9. É antiviral, desintoxica o organismo e é essencial para os músculos. Quantidade ideal de consumo por dia: seis unidades.

Pinole: rico em vitamina B e E, ferro, manganês, magnésio, zinco e proteína. É antioxidante, tem poder desintoxicante e atenua alergias. Quantidade ideal de consumo por dia: dez unidades.

Dica

Para aproveitar ao máximo e começar o ano de bem com a saúde e o corpo, alguns conselhos são importantes:

  • Evitar os excessos de comida.
  • Degustar pequenas fatias e porções.
  • Controlar a bebida (beber no máximo duas taças de vinho ou duas cervejas).
  • Evitar sobremesas à noite. Optar por café.
  • Massas e carboidratos devem ser evitados no jantar.
  • Escolher as saladas (Carpaccios são uma boa opção para os jantares em restaurantes).
  • Evitar o consumo de pães e frios.
  • Evitar entradas de queijos e salgadinhos antes das principais refeições.
  • É importante comer muita proteína (peixes, carnes, frutos do mar, ovos e queijos são excelentes).
  • Não comer no mesmo dia: frutas secas e sementes. Alternar os dias. Exemplo: num dia tâmara e damasco e, no outro, nozes e castanhas.

  

                  Lichia                               Cereja                                        Romã

  

               Acerola                            Damasco                                         Kiwi 

  

           Uva roxa                               Nozes                                    Castanha de cajú

 

      Amêndoas                                                                   Pistache 

Dra. Sylvana Braga – Nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro “Dieta Ortomolecular – dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona”

 

Visite nossa Revista eletronica -  Especial de Festas - Natal e Ano Novo 
Disponível para download gratuito o Ebook traz dicas de arrumação de mesa, harmonização de bebidas, cardápios para ceias e um caderno de receitas.  clique aqui

Selecionamos diversas receitas para suas Festas - clique aqui 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2018 Gastrovia Turismo e Gastronomia