Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
GASTROVIA INDICA
Chalezinho Empório Km 99
25/01/2013

Segundo histórias contadas por moradores e comerciantes mais antigos de Bragança Paulista, a produção de linguiça se expandiu juntamente com a colonização Italiana na cidade, nas décadas de 20 e 30, impulsionada pelo grande número de produtores de suínos da região Bragantina.
A legítima linguiça de Bragança é produzida manualmente, ou seja, picada a faca e ensacada à mão. Seus ingredientes são carne de lombo e pernil e a receita ganhou fama e fez de Bragança ser conhecida como a terra da linguiça.

O grande impulso para a consolidação da "capital da linguiça" veio entre as décadas de 50 e 60, quando moradores de outras cidades, principalmente da Capital, começaram a comprar sítios na região. A legítima linguiça bragantina passou a ter presença obrigatória nos sempre abarrotados porta-malas dos viajantes de fim de semana, e solidificou-se como o produto mais conhecido da cidade.
Atualmente pode-se encontrar bem mais de uma dezena de fabricantes da “verdadeira” linguiça de Bragança e festivais de gastronomia envolvendo esses produtores.
Às margens da rodovia Capitão Barduíno, no km 99 existe um recanto para os apreciadores desta iguaria se fartar, O “Chalezinho Empório Km 99”. Um local muito atraente, não apenas pelas linguiças e espaço físico, mas pelo excelente atendimento também.

O proprietário Erandi, mais conhecido como Dinho, conta algumas histórias do surgimento desta famosa iguaria e de como é apaixonado por sua produção artesanal. Além da Tradicional de Bragança, Dinho produz outros 20 tipos de linguiças diferentes, como a linguiça Cuiabana, que vai leite em sua massa e as inéditas, pelo menos para maioria dos visitantes, linguiças de Salmão, Tilápia e até de Camarão.

O bom atendimento não se limita ao proprietário, o atendente Luiz Henrique é extremamente atencioso ao explicar o processo e os ingredientes da iguaria, que podem ser escolhidas e entregues ao chapeiro Felipe, para preparar deliciosos lanches na mesma hora.

E por falar em chapa, esta é mais uma curiosidade da lanchonete. A chapa utilizada é um fogão à lenha, onde sua chaminé já é direcionada à uma câmara de defumação, reaproveitando a fumaça da lenha da chapa para defumar alguns tipos de linguiças!

Em poucos minutos de observação, vê-se como resultado da degustação a frase: “Nossa que delícia!” ou qualquer outra que o valha.
Então não esqueça, se estiver na estrada que liga Bragança Paulista à Socorro, no km 99 tem um lugar delicioso para conhecer a linguiça de Bragança.

 

 

 

Rodovia Capitão Barduino, Km 99 -
Curitibanos - Bragança Paulista - SP

Telefone: (11) 4031-6268      

www.km99.com.br

 

Comentários
Vania mary em 20/03/2014 às 12:25
Eu recomendo é ótimo muito bom.
Alfredo Keidann Filho em 29/05/2015 às 19:07
Alfredo K Filho em 23/05/2015 às 13 hs Eu gostei e recomendo fui bem atendido e ótimos produtos !
Mário Vitor em 22/11/2016 às 14:07
Toda vez que vou pra São PAULO, LITORAL NORTE ou Sul de Minas para lá para comer um big lanche e comprar a linguiça, recomendo.
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2017 Gastrovia Turismo e Gastronomia