Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Cresce a oferta de roteiros e viagens de enoturismo
28/01/2013

 
Atualmente, o vinho não é apenas uma bebida consumida em ocasiões especiais, caiu de vez no gosto dos brasileiros e cada vez mais está presente nas mesas do país. Por conta disso, a cada dia surgem mais opções de roteiros de enoturismo oferecidos no mercado. 

Château KsaraLíbano 

Um dos mais antigos produtores de vinho do mundo é o Líbano e não é mera coincidência, já que um dos monumentos romanos mais preservados até hoje é o Templo de Baco, localizado na histórica cidade de Baalbeck. A região produtora fica ao longo do Vale do Bekaa, local ideal para vinícolas, possui um clima único, com longos e gentis verões, invernos chuvosos e temperatura amena. A principal influência vem da França, de onde vieram a maior parte das uvas que são cultivadas, como Bordeaux, Cabernet Sauvignon, Merlot, Greenache, Shiraz, Cinsaut e Carignan. 
Existem três vinícolas principais: Château Musar, a mais famosa com um vinho longevo e maduro, complexo e gastronômico; Château Ksara, maior produtora de vinhos libanesa e primeira a fazer vinhos tintos secos, recebe por ano mais de 40 mil turistas; e Massaya & Co., uma vinícola-boutique, pequena, mas com produção consistente de vinho com toque mediterrâneo e blends saborosos.
 

Fall in Tokaj Hungria

Apesar de ser um país pequeno, a Hungria conta com 22 regiões de vinícolas. O grande destaque delas é a produção de vinho branco, por conta da latitude, altitude e clima ideais para o cultivo. Mas há também a produção de vinhos tintos, que está sendo desenvolvida atualmente após as mudanças ocorridas na estrutura da indústria que privatizaram muitas vinícolas após a queda da Cortina de Ferro.
As regiões vinícolas mais famosas são: a Tokaj, que produz um vinho de sobremesa ou aperitivo, conhecido como "vinho dos reis", é obtido a partir da mistura das uvas Furmint, Hárslevelu e Muscat; Badacsony, região com belos cenários, montanhas vulcânicas e clima mediterrâneo, que produz em sua maioria vinhos brancos encorpados e de alta acidez, sendo as principais uvas a Pinot Gris, Olaszrizling, Chardonnay e Kéknyelü; Somió, com a menor produção do país, tem um tipo de um vinho branco envelhecido em madeira, com um toque de oxidação, é feito da uva Juhfark e descrito como tendo uma grande quantidade de ferro, acidez agradável, sabor amargo, aroma de morango e cor amarelo-esverdeado.
 

Caymus-Vineyards-Estate-Cabernet-Row Napa Valley

O vale de colinas é coberto por videiras e flores silvestres que montam a paisagem de sonho localizada no Vale de Napa, nos Estados Unidos. A região tem atraido muitos turistas, cerca de 5 milhões por ano, principalmente com vinícolas cada vez mais opulentas, chefs famosos e restaurantes espetaculares. Há vinhos de excelente qualidade em todo lugar, seja nas vinícolas mais distantes ou nos diversos winebars espalhados pelo centro do vale. As cinco principais cidades vinícolas são: American Canyon, Calistoga, Santa Helena, City of Napa e Yountville. A Go West Tours, DMC americana, organiza roteiros personalizados com paradas nas vinícolas. Pergunte para o seu agente de viagens.
As principais vinícolas são: Ridge, responsável por vinhos lendários, como o terroir feito de uma única uva e o Monte Bello, considerado rico, complexo e elegante; Caymus, eleito "o vinho favorito da década de 90" pela Wine Spectator, tem exemplares memoráveis, como o Conundrum e o Mer & Soleil; Seghesio, possui vinhos feitos com Zinfandel italianas e obtêm um sabor único com incrível concentração, maciez e frescor.

A GVA traz com exclusividade três opções diferenciadas para você viajar e apreciar um bom vinho.

 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia