por Nadia Bernardelli
Pronto! Decidido, nossa próxima entrevista será com a Carla Pernambuco.
Você a conhece? Não?! Espero que esta não seja sua resposta, pois é uma mulher de muitas faces e uma vocação especial para transformar ingredientes em um deleite para a alma.
Surpreendente e atenciosa, nos atendeu imediatamente. Agora é só preparar as perguntas, simples, não é? NÃO, fazer esta entrevista foi mais difícil do que eu imaginava, como ser imparcial, se ela é uma das minhas fontes de inspiração, estou sempre de olho nas suas dicas, no seu programa e nos seus livros.
Enfim, vamos colocar tudo no liquidificador e ver no que dá. Como ela diz “Fé na cumbuca e pé na cozinha”
foto: Paula Carrubba
Carla Beatriz Danesi Pernambuco nasceu em Porto Alegre, estudou comunicação e teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi atriz, trabalhou na FSP, em assessorias de comunicação, foi produtora cultural e, por essas curvas do destino, especializou-se em culinária internacional em New York. Empresária, apresentadora de TV, escritora e pesquisadora, deixou sua marca nas mais exigentes praças gastronômicas do planeta. Além de idealizar o restaurante Carlota, criou com Carolina Brandão a Gourmet Garage Las Chicas.
Livros publicados - Las Chicas (2012), As deliciosas férias de Beatriz (2012), 10x10 (2010), As Doceiras (2007), Balaio de sabores ( 2006), Desejo (2005), Juju na cozinha do Carlota (2004) e Carlota – Comidas Favoritas (1998).
Gastrovia - Carla, com tantas profissões o que despertou sua vocação para a gastronomia?
Carla Pernambuco - Ao longo de minha vida, fui me envolvendo com atividades que serviram para meu desenvolvimento e capacitação. Meu espírito empreendedor pedia isso. Em determinado momento da minha trajetória, a culinária que sempre esteve presente - com mais ou menos força - virou a locomotiva e minhas outras áreas de conhecimento deram suporte e consistência. A vocação pela cozinha e pelo mundo dos sabores tá no DNA, herdei de minhas avós.
Gastrovia - Qual a receita para conciliar seu tempo entre a família, a profissão de Chef, ser empresária, apresentadora de TV e escritora?
Carla Pernambuco - Não tem segredo nem fórmula mágica. Muito trabalho, foco, equipe capacitada e comprometida. O pré-requisito (para tudo que se faz) é fazer com amor, gostar do que se faz.
Gastrovia - O Restaurante Carlota esbanja sucesso há quase 20 anos, o Las Chicas Garage Gourmet, desde o primeiro dia, não podemos deixar de citar seu ateliê culinário e o Estúdio Carla Pernambuco. Como é o desafio de atuar no mesmo segmento com propostas diferentes?
Carla Pernambuco - Com certeza, são apenas formas diferentes de atuar no mesmo segmento. Pelo olhar de um empreendedor, uma coisa puxa a outra. É um conjunto que tem que se completar. O Estúdio Carla Pernambuco é a grande novidade (embora já existisse operacionalmente), é o cérebro pensante que dá consistência e embasamento para todas as minhas ações. É um lugar de identificação de tendências e oportunidades, desenvolvimento de estratégias, processos criativos, solução de problemas e planos de ação. Já atende demandas externas em forma de consultorias, capacitação e gestão estratégica.
Gastrovia – Com tantas referências e uma gastronomia tão rica em sabores, quais suas preferências gastronômicas?
Carla Pernambuco - Eu acredito que o diferencial no apreço culinário para quem atua na gastronomia é o fato de não estar focado em preferências e sim numa visão global do mundo dos odores, sabores e texturas. As preferências são resultantes de circunstâncias. Hoje é isso, amanhã poderá ser aqui e assim vai.
Gastrovia - Autora de 8 livros e uma vasta experiência profissional na gestão de negócios da gastronomia, você acredita que as pessoas estão mudando o paladar e o conceito sobre esse mercado?
Carla Pernambuco - Com certeza, a maturidade da culinária brasileira é uma consequência direta da maturidade de quem a consome. Isso se percebe em muitos segmentos do mercado, sejam automóveis, sapatos, programas de TV ou comida. O consumidor está mais qualificado, mais maduro, sabe o que quer, está mais exigente.
Gastrovia - O livro Juju na Cozinha do Carlota, foi publicado em parceria com sua filha Júlia, ela segue a carreira gastronômica?
Carla Pernambuco - Quando publiquei o Juju na Cozinha, Julia era muito pequena e o exercício serviu para estimulá-la a ver a cozinha pelo lado criativo. Julia é uma criativa. Tem um excelente trabalho com a fotografia (com varias exposições) e atualmente se dedica à música (uma roqueira da nova geração). Tenho certeza de que ainda vou aprender muito com ela.
Gastrovia - O Brasil no Prato é um programa de TV descontraído e repleto de novidades, mesmo levando o Brasil no nome, você também contextualiza e descomplica receitas da gastronomia internacional. Podemos afirmar que a inovação e a simplicidade são características marcantes dos seus pratos?
Carla Pernambuco - Sempre foi assim, desde o começo do meu envolvimento profissional com a culinária, meu foco foi descomplicar e valorizar o sabor sem perder a elegância.
Por mais bonita que possa ser a comida, ela é (pra mim) uma refeição e não uma obra de arte. Tem que ter tudo que se espera de uma boa refeição.
foto: Paula Carrubba
Lá em casa
• Carla Pernambuco em poucas palavras: Uma amante em todos os sentidos
• Prato preferido: Bem feito, na medida certa
• Cozinhar é: Sem dúvida, um ato de amor
• O que não pode falar na sua cozinha: Higiene e ordem
• Uma experiência para lembrar: Ser mãe
• Uma receita inesquecível: Cuca de banana da minha avó Neli
• Livro “de cozinha”: Uma biblioteca com 3000 volumes
• Dica Gourmet: pé na cozinha é fé na cumbuca
Carla Pernambuco dá duas receita mais que especiais ao portal Gastrovia
Pão de queijo do Carlota
Ingredientes
-
1360g de polvilho doce
-
1 colher de sopa rasa de sal
-
750ml de leite integral (3 xícaras)
-
250ml de água (1 xícara)
-
300ml de óleo (1 xícara e mais um pouquinho)
-
9 ovos (caipira ou orgânico)
-
1/2 queijo minas meia cura, em torno de 600g ralado
Modo de fazer:
Misturar o sal no polvilho.
Ferver,o leite,óleo e água,em seguida,escaldar aos poucos o polvilho.
Deixar esfriar um pouco e adicionar os ovos.Amassar com a mão.
Depois adicione o queijo e amasse bem.
Adicione 250ml de leite, aos poucos, e vá amassando até dar o ponto de fazer as bolinhas.
A massa deve grudar na mão.
Para fazer as bolinhas de pão de queijo,unte as mãos com óleo.
Rende em torno de 90 pães de queijo,é bom fazer e congelar
A segunda receita é de um bolo de milho molhadinho, confira abaixo
Bolo de milho e coco
Ingredientes
-
3 ovos inteiros
-
1 lata de milho verde (escorrida a água)
-
1 lata de leite condensado
-
100g de coco ralado
-
1 colher de sopa de manteiga
-
1 colher de sopa de fermento
Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador por cerca de 4 minutos.
Coloque em uma forma média previamente untada e enfarinhada (usar farinha de arroz ou fécula).
Asse em forno médio (180°C) pré-aquecido por 30 minutos.
Sirva acompanhado.
Contatos
Página pessoal www.carlapernambuco.com.br
O programa Brasil no Prato é apresentando no canal Bem Simples, às terças-feiras 22h30, com reprises em diversos horários, para conferir a programação clique aqui