Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
II Mostra Internacional de Cutelaria reúne artesãos nacionais e internacionais em São Paulo
05/04/2013


   

 

Nos dias 06 e 07 de abril de 2013, São Paulo será palco da II Mostra Internacional de Cutelaria. O evento acontecerá no Club Homs e tem como objetivo disseminar a arte da confecção de facas e instrumentos de corte e colocar os conhecimentos e habilidades dos profissionais brasileiros em evidência no cenário internacional.

A segunda edição da Mostra Internacional de Cutelaria vai apresentar obras de diversos artistas. Cinquenta e quatro artesãos nacionais e internacionais vão expor peças e comercializá-las. Grandes nomes da cutelaria estarão presentes no evento, que promete estimular a produção artística e cultural das facas impulsionando o crescimento do segmento no país.

Chamada de cutelaria, a confecção de instrumentos de corte é uma das mais antigas expressões de arte praticadas pelo homem. No Brasil, o termo ainda é pouco utilizado. A palavra “cutelo” significa instrumento cortante semicircular de ferro e vem do latim “cultellu” (faquinha), de onde provém também o termo “cutela”, que se refere à faca larga para cortar carne.

Convidados Especiais:

Jerry Fisk
Cuteleiro norte-americano reconhecido internacionalmente. É detentor do título de Tesouro Nacional Vivo por suas obras e contribuição a cultura americana.

Zaza Revisshvli
Zaza Revishvili nasceu em Tbilisi, Georgia e mora desde 1994 em Madison, Wisconsin, nos Estados Unidos. Zaza já ganhou diversos prêmios por suas criações em mostras em Moscou, Atlanta, Nova Iorque, Paris e Munique e vendeu suas facas para colecionadores dos Estados Unidos, Canadá, Rússia, Alemanha, entre outros. Os designs atemporais de Zaza incorporam técnicas únicas de artesanato para criar verdadeiras obras de arte.

Eduardo Berardo
Eduardo Berardo iniciou seu trabalho como cuteleiro em janeiro de 2005. Ministra palestras técnicas e, em 2012 recebeu os Prêmios de Melhor Faca de Caça, Melhor Faca de Arte e Melhor Adaga na 1ª Mostra Internacional de Cutelaria em São Paulo. Já vendeu suas facas para diversos países, entre eles Argentina, Estados Unidos, Rússia, Itália, Reino Unido, Panamá e Emirados Árabes.

Ricardo Vilar
Seu interesse e trabalho com cutelaria teve início em meados de 1993. Fazia facas por desbaste até meados de 2001, quando se apaixonou pela forja e passou a elaborar suas facas por esta técnica.

Serviço
II Mostra Internacional de Cutelaria

Data: 06 e 07 de abril de 2013
Horários:
06 de abril (sábado): Das 10h às 20h
07 de abril (domingo): Das 10h às 18h
Local: Club Homs
Endereço: Avenida Paulista, 735 – São Paulo - SP
A Mostra é aberta ao público e o preço do ingresso é R$ 10.

 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2019 Gastrovia Turismo e Gastronomia