Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Vinho & Sabores de Portugal 2013
30/04/2013

Campinas recebeu nos dias 27 e 28 de abril a primeira edição do Vinho & Sabores de Portugal

Mais de quarenta produtores de vinhos, azeites e outros alimentos típicos portugueses ofereceram seus produtos,  para conhecimento e degustação do público, formando um diversificado painel de importantes regiões produtoras daquele país.
Além de escolher entre centenas de vinhos para degustar, o visitante pôde interagir com os produtores, descobrir novidades sobre o mercado e conhecer a muitas histórias sobre a bebida.

E se onde há vinho, não pode faltar queijo, a Casa dos Paladares /Casa dos Queijos de Portugal apresentou diversos exemplares com muita tradição e qualidade. Os queijos são predominantemente curados e feitos à base de leite de ovelha. Os queijos Casa dos Paladares com alta maturação mantêm a cremosidade e o sabor picante o assemelha ao nosso parmesão,  já o queijo Amarelo Beira baixa, combina leite de ovelha com uma pequena porcentagem de leite de cabra, uma mistura perfeita para o paladar. O queijo Castelo Branco  possui baixa maturação, deixando o sabor mais suave, mas o destaque ainda são os queijos Serrinha e Serra da Estrela, os dois fabricados pelo mesmo processo, com a única diferença que o último utiliza 100% de leite cru de ovelhas Bordeleiras da Serra da Estrela, resultando num sabor fantástico e na certificação de origem e qualidade do produto.

A fabricação é artesanal e toda produção segue as regras exigidas pela DO Denominação de Origem, outros produtos fazem parte do portfólio, como Presunto Pata Negra e Serrano, Chouriços, alheiras, farinheiras, morcelas, mel, manteiga, requeijão, bombons de queijos, geleias.
Você pode encontrar os produtos nos melhores empórios do Brasil

     

Que tal provar uma água salgada? Sim esta era uma novidade na feira a Água Pedra Salgadas. Pertencendo ao grupo restrito de águas 100% naturais, a Pedra Salgadas não é gaseificada como a maioria das águas com gás, ela é naturalmente gasosa. Isso significa que seu gás carbônico natural provém exatamente do mesmo local que a água e é tão natural quanto ela,mantendo assim as mesmas características e o mesmo teor em g/L.
O preço médio é de R$ 12,00 a garrafa de 750ml
Importada e distribuída pela Barrinhas, empresa que possui em seu portfólio o vinho do porto Dom José, o mais vendido no Brasil.
www.barrinhas.com.br

 

Vinícolas, importadoras cooperativas e distribuidoras

 VIGIGAL WINES 

Com um portfólio de mais de 40 vinhos e uma produção que ultrapassa os 3,5 milhões de litros/ano, a Vidigal Wines promete surpreender com 18 rótulos, disponíveis no mercado brasileiro em meados de maio. A proposta da vinícola é arrojada e pretende abrir novos horizontes introduzindo seus vinhos num mercado mais jovem. Hoje é uma das únicas vinícolas a patrocinar esportes radicais como surf e skate, Marcelo Kosake  campeão na modalidade de Skate Vertical é uma das apostas.

Segundo Rodrigo D’Avila, a Vidigal Wines pretende desmistificar o mercado do vinho e abrir um mercado consumidor diferenciado onde o lema é o melhor vinho ao mais baixo preço possível. Vinho bom não precisa ser caro e deve ser tomado sempre que tivermos vontade, completa Rodrigo.

O sommelier Gabriel Raele  foi conferir a variedade da vinícola e gentilmente avaliou alguns rótulos a pedido do portal Gastrovia.
“ A linha está bem completa com vinhos complexos e de guarda, com um bom custo beneficio” Entre os destaques o vinho NBNC chama atenção pela modernidade da garrafa e da vinificação, tem boa fruta, equilibrado e de excelente custo. O Reserva dos Amigos Seleção Especial é um vinho complexo de aromas plenos, textura macia e de paladar agradável, é um vinho pronto e que ainda melhora na garrafa. O Brutalis é o mais concentrado da linha e ainda precisa de um tempo, pois com a idade será um excelente vinho de meditação”. (referindo-se  ao vinho para acompanhar uma boa prosa ou um momento de reflexão)

   

Os rótulos que serão comercializados no Brasil pela  Beermaniacs 

VIDIGAL RESERVA
VIDIGAL TOURIGA NACIONAL
VIDIGAL DÃO
VIDIGAL SHOCKING GREEN
VIDIGAL SHOCKING PINK
RESERVA DOS AMIGOS
RESERVA DOS AMIGOS  TOURIGA NACIONAL
RESERVA DOS AMIGOS ESPUMANTE
3 AUTORES
BRUTALIS
CASA DO CÓNEGO TOURIGA NACIONAL
CASA DO CÓNEGO SAUVIGNON
CASA DO CÓNEGO LICOROSO 1982
DOM DINIS TEJO
DONA BELMIRA
DAO DONA BELMIRA ALENTEJO
HOT SPOT
NBNC

 2.5 VINHOS DE BELMONTE 
www.doispontocinco.com

Esta vinícola é uma parceria recente criada em 2009 por cinco produtores de vinhos que uniram força e tecnologia, para acrescentar potencial comercial na produção anual de um milhão de garrafas de vinho.
Aposta nas castas tintas de Touriga Nacional, Aragonês, Jaen, Alfrocheiro, Trincadeira, Rufete e Syrah, para as brancas, Arinto, Síria e Bical.
Busca importador no Brasil

Alguns rótulos
2.5 Vinhos de Belmont DOC tinto Reserva 2009
2.5 Vinhos de Belmont Fonte Cal DOC Branco 2011

 ADEGA DA COVILHà
www.adegacovilha.pt

Fundada em 1954, efetuou a sua 1ª vindima em 1957, hoje possui cerca de  400 associados. O potencial médio de produção anual da Adega da Covilhã é cerca de 4. 000.000 de litros de vinho, tendo diversas marcas distribuídas por Vinho de Mesa e Vinho DOC Beira Interior.
Produz vinhos tintos, brancos e roses, espumantes, licorosos e aguardentes envelhecidas, sendo as suas marcas comerciais: Pedra do Urso, Conde Julião, Piornos, Monte Serrano, Colheita de Sócio e os vinhos KOSHER Terras de Belmonte, Cova Juliana nos espumantes, Adega Nova nos licorosos, Jeropiga e Abafado e Centum Cellas na aguardente velha.
Busca importador no Brasil

KOSHER Terras de Belmonte

Uma exclusividade apresentada na feira, os vinhos que levam a expressão kosher, literalmente significam "certo" "correto" ou "permitido", são produzidos sob restrita supervisão dos rabinos, e somente judeus que respeitam o sabbath são aceitos para trabalhar nos processos de produção e engarrafamento da bebida. A entidade que certificou o “Terras de Belmonte” foi a União Ortodoxa. (O.U.).

KOSHER Terras de Belmonte DOC Branco 2010 - Castas do vinho branco:  Fernão Pires e Arinto
KOSHER Terras de Belmonte DOC Tinto 2005 - Castas do vinho tinto: Aragonêz, Jaen, Touriga Nacional, Trincadeira e Rufete

Outros  rótulos
Vinho Monte Serrano DOC Tinto 2008
Cava Juliana Espumante Bruto Branco 2010

 

 QUINTA DOS CURRAIS 
www.quintadoscurrais.com

Com uma área de mais de 130 hectares, está localizada no coração de Portugal, na Cova da Beira. Na terceira geração de vitinicultores,  os proprietários apostaram num projeto moderno, cultivando castas típicas da região, tirando  proveito do solo xistoso. Para as castas brancas plantam Arinto, Siria, e Fonte Cal, para as castas tintas Castelão, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen e Rufete.
Entre os vinhos na sua maioria premiado, o portfólio apresentado no evento conta com dois  brancos e  dois tintos, sendo o Quinta dos Currais DOC Reserva Tinto 2010, Quinta dos Currais DOC Tinto 2011, Quinta dos Currais DOC colheita selecionada Branco 2011 e o Quinta dos Currais DOC Síria Branco 2011.
Busca importador no Brasil

Alguns rótulos
Quinta dos Currais DOC Tinto 2011
Quinta dos Currais DOC colheita selecionada Branco 2011

 QUINTA DOS TERMOS 

Localizada próximo a Belmonte, na encosta da Serra da Estrela, a vinha se resguarda dos ventos frios do Norte e bastante ensolarada, pode alcançar altas temperaturas no verão, o que faz da maturação, os vinhos complexos, aromáticos e de boa consistência.
Possui 160ha e 52 castas selecionadas, entre elas Tinta Roriz, Touriga Nacional, Alfrocheiro Preto, Trincadeira Preta, Jaen, Rufete, Marufo, Baga, Sangiovaise, Syrah, Petit Verdot, Tinta Cão, Vinhão e as brancas Síria, Fonte Cal e Resling. Com algumas dessas vinhas que ultrapassam 150 anos, a produção é de vinhos de alta qualidade,  com maior concentração de aroma e sabor. Muitos de seus rótulos são premiados, e a capacidade de produção é de aproximadamente 700 mil garrafas por ano.
Busca importador no Brasil

Alguns rótulos
Quinta dos Termos Vinhas Velhas DOC Reserva Tinto 2007 -   produzido á partir de 2 vinhas uma de 153 anos e outra de 80 anos.
Quinta dos Termos Telhão da Serra DOC 2009
Quinta dos Termos DOC Reserva Fonte Cal Branco 2011

  

 HERDADE DE MINGORRA -  H.M. 
www.mingorra.com

Nas terras quentes do Baixo Alentejo, com 1.400ha. a vinícola Henrique Uva / Herdade da Mingorra, Sociedade Agricola do Barrinho e Herdade dos Pelados, produz vinhos de grande qualidade, consistentes, alguns deles até inovadores e com uma excelente relação qualidade / preço.
Além dos tradicionais vinhos a vinícola, possui algumas opções Premium como o Vinhas de Ira, a linha "M" MingorraGourmet com espumantes e vinhos fortificados, e um vinho pouco tradicional em Portugal o Uvas Castas, um vinho que harmoniza perfeitamente a mistura de uvas do Douro e do Alentejo.
As castas cultivadas na propriedade é de  Vinhas velhas, com Trincadeira, Aragonez, Alfrocheiro e Castelão, bem como parcelas mais reduzidas de Alicante Bouschet e Merlot, Vinhas com doze anos e restantes, com Cabernet Sauvignon, Merlot, Aragonez e mais recentemente com Touriga Nacional, Syrah e Alicante Bouschet. Já para as castas brancas, Antão Vaz e mais recentemente, Arinto, Verdelho, Semillon, Alvarinho e Viognier.
Busca importador no Brasil

Alguns rótulos
M - MingorraGourmet - Espumante Bruto Branco
M - MingorraGourmet - Vinho Fortificado Tinto 2010
Vinhas da Ira 2008
Uvas Castas Tinto 2005

  

 VERCOOPE 
www.vercoope.pt

A cooperativa é especializada em vinhos verde, desde 1964 treze adegas se uniram para consolidar a qualidade dos seus vinhos e conquistar novos mercados.
A Vercoope engloba as adegas cooperativas de Amarante, Braga, Guimarães, Famalicão, Felgueiras, Paredes, Vale de Cambra, comercializando as marcas as marcas das Adegas Associadas – Amarante e Varanda dos Reis, Braga, Guimarães, Famalicão, Felgueiras e Terras de Felgueiras, Paredes e Sável e Vale de Cambra e marcas próprias – Via – Latina e Pavão.
Hoje o faturamento anual ultrapassa os 10 milhões de euros, as suas marcas encontram-se nos mais importantes supermercados e grandes redes, na restauração e na distribuição especializada, inclusive na internet.

Importadora Orion Vinhos 

Alguns rótulos
Via Latina - vinho verde -2010
Via Latina Alvarinho - 2010

 

 PEGÕES 
www.cooppegoes.pt
Da cerveja ao vinho,  José Rovisco Pais, proprietário rural e industrial de cerveja foi quem iniciou o projeto  que resultou na plantação e cultivo de 830 hectares de vinhas.  A Cooperativa Agrícola foi criada em 1958 para  fornecer o apoio técnico e logístico à elaboração dos primeiros vinhos de Pegões, produzido  por famílias que colonizaram as terras.
Muito se investiu neste projeto e hoje  avançando na informatização da produção, conseguem manter a qualidade, a rastreabilidade dos produtos, realizam e registram o acompanhamento da evolução dos vinhos através de analises químicas.
Hoje a cooperativa acumula mais de 300 prêmios nos últimos 10 anos.

Alguns rótulos
Tinto - Cinquentenário 2005
Tinto - Alicante 2010
Branco - Colheita Selecionada 

  

 

 ADEGA ALANTEJANA 
Importadora de Azeites, Cerveja, Licor e Vinhos de Portugal
www.alentejana.com.br

Atuando desde 1998, é uma das maiores importadoras de vinhos portugueses no Brasil e um diversificado portfólio de produtos, como cervejas, azeites,  licores alimentos como arroz, grãos, amêndoas chocolates e etc.

Alguns rótulos
Pintas Character Tinto 2009
Quinta da Manuela Tinto 2001
Cortes de Cima - Shyrah 2010
Cortes de Cima - Homenagem a  Hans Christian Andersen 2009

  

 

Comentários
jose manuel pereira camilo em 27/03/2016 às 11:37
Bom dia, tentando aproveitar a vossa experiência gostaria de saber se Vcs o contato de importadores de queijo de origem portuguesa.Tenho um comercio em BG-MG de produtos somente portugueses e procuro esses importadores. Grato por uma resposta, Camilo
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia