Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Faça comida japonesa em casa
01/05/2013

Para fazer em casa

Para além dos restaurantes japoneses em território tupiniquim, quem é fã das comidas orientais poderá até mesmo arriscar-se na cozinha para preparar algumas receitas, afinal, encontrar utensílios e ingredientes necessários para o preparo dos pratos nas redes populares de supermercados está cada vez mais fácil. Antes de colocar a mão na massa (ou melhor, nos peixes), confira abaixo algumas dicas preciosas para o preparo do unânime sashimi de salmão:

Aquelas fatias frescas e simétricas de peixe cru (ou frutos do mar) têm seus segredos. Além do salmão, estrela maior entre os sashimis servidos no Brasil, outros também são ótimo para o preparo como, por exemplo: o atum, o camarão, a lula, o polvo e até mesmo a lagosta. Para preparar as fatias corretamente, a partir da posta utilizada, é preciso ficar atento ao modo de passar a lâmina da faca (que precisa estar afiadíssima).

Importante: utilize sempre o peixe fresco. Já é possível comprá-lo limpo e na porção retangular correta para o corte dos sashimis simples (sem as dificuldades angulares do corte diagonal).  Meça então uma fatia não muito fina (pois o salmão desmancha facilmente!) mantendo a espessura de cada fatia entre dois centímetros aproximadamente e passe cuidadosamente a lâmina da faca sem serrilhá-lo. Para servir arranje cenoura, nabo e rabanetes ralados em fios, dispostos em um prato decorativo. Para acompanhar molho de soja e wasabi.

O que esta cozinha tem?!
Quem escolhe preparar alguns petiscos da culinária nipônica terá que se acostumar a dividir o armário dos rolos de macarrão e colheres de pau com outros utensílios muito úteis para o sucesso dos pratos orientais. Confira o que não pode faltar na sua cozinha japonesa:

Faca Japonesa = facilita muito o corte correto dos sashimis.
Esteira Sudare = para organizar e enrolar sushis e outras receitas que utilizam a alga moldada.
Nozoki de Cerâmica = cumbucas para colocar o shoyo (há versões descartáveis também!).
Kakuzara = prato para organizar sushis e sashimis.
Owan = tigelas para servir sopas.
Hashi = os “talheres” japonês.
Hashioke = suporte para hashi.
Massu = para servir saquê.

Dicas Kindai Restaurante

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia