Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
6ª Edição do Osesp Itinerante
06/05/2013

imagem divulgação

Durante duas semanas do mês de Maio, músicos e profissionais da Osesp percorrerão diferentes regiões do Estado de São Paulo com o projeto que promove gratuitamente concertos, aulas de história da música e oficinas de instrumentos 

A formação de novos públicos é uma das principais metas da direção da Fundação Osesp - organização social responsável pela administração da Sala São Paulo e da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Ampliar as fronteiras de atuação da Osesp, fomentar a discussão acerca da música clássica e complementar esse projeto de formação de público, iniciado anos antes, foram algumas das principais razões que levaram a orquestra a botar o pé na estrada e percorrer todo o interior do Estado.
Iniciado em 2008, o programa Osesp Itinerante já visitou 50 cidades, tendo atingido um público estimado em cerca de 228 mil pessoas.

Para esta sexta edição, algumas das mais importantes cidades do Estado serão revisitadas - caso de Araraquara, Itu, Piracicaba e Sorocaba. Enquanto isso, outro grupo de cidades receberá o projeto pela primeira vez - Americana, Indaiatuba, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista e Espírito Santo do Pinhal.

Desde a edição de 2012, está em funcionamento o blog do Osesp Itinerante para que o público possa acompanhar as atividades e saber o que anda acontecendo em cada cidade visitada. Qualquer pessoa pode acompanhar o dia-a-dia dos músicos e da equipe. Para isso, basta acessar o link osespitinerante.wordpress.com

Desde o início, o projeto de itinerância conta com a realização do Governo do Estado de São Paulo, correalização do SESC-SP, e o apoio do Projeto Guri.

Atividades Gratuitas
O projeto oferece ao público uma série de atividades musicais e educacionais inteiramente gratuitas, que incluem concertos sinfônicos ao ar livre com a Osesp; oficinas de instrumentos tanto para alunos de música como para interessados em geral, ministradas pelos próprios instrumentistas da orquestra; cursos de apreciação musical com professores especializados e diversos concertos de música de câmara e coral.
A ideia é que os profissionais da Osesp fiquem instalados por cerca de três dias em cada cidade em uma espécie de imersão musical com a proposta de estender ao público do interior do Estado as diversas atividades realizadas pela Osesp em sua sede, a Sala São Paulo.
Até o final deste ano, a Osesp Itinerante terá percorrido 55 cidades.

Inscrições
Inscrições para oficinas de instrumentos e curso de Apreciação Musical devem ser feitas no site www.osesp.art.br/itinerante (havendo disponibilidade de vagas, as inscrições também poderão ser feitas no local do curso antes do início da atividade) As vagas são abertas nas semanas que antecedem a visita a cada cidade.

Oficinas 
As Oficinas de Cordas, Madeiras e Metais duram cerca de duas horas e podem caminhar por diversas áreas, desde dicas de aprendizado e aperfeiçoamento, demonstrações dos instrumentos, explicações sobre as possíveis formações de câmara e execução comentada de trechos de obras.  Poderão participar das oficinas pessoas com ou sem conhecimento musical. Aos alunos de música, é sugerido levar seus instrumentos.

Curso de apreciação musical
Destinado igualmente ao público com ou sem conhecimento musical, é composto por três módulos de três horas cada que procuram cobrir o vasto território musical, abrangendo diversas escolas e épocas (da Antiguidade ao Expressionismo). As aulas acontecem diariamente, todas as manhãs, nos três dias em que o grupo estiver na cidade visitada.

ITINERANTE MAIO 2013

Araraquara / Piracicaba / Americana
Dias 13, 14 e 15 de Maio

Indaiatuba / Itu / Sorocaba
Dias 17, 18 e 19 de Maio

São José do Rio Pardo / São João da Boa Vista / Espírito Santo do Pinhal
Dias 22, 23 e 24 de Maio

Confira a programação completa aqui 
 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia