Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - O QUE BEBER?
Quinta do Rocio, o vinho do descobridor
15/05/2013

Produzido em uma das mais imponentes e históricas quintas da Estremadura – a Quinta do Rocio já foi propriedade do descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral, quem iniciou o plantio das vinhas no local em 1503 –, o rótulo homônimo tem assinatura dos renomados enólogos portugueses, José Neiva Correia e Lisete Lucas. Comercializado pela DFJ Vinhos, o produto chega ao Brasil trazido pela Lusitano Import, sob tutela do sommelier Fernando Rodrigues.

O Quinta do Rocio é a perfeita interpretação contemporânea da tradição. O local, um clássico terroir lusitano, é também reconhecido pelo fato de ser onde nasceu, em 1835, Sebastião José Carvalho, mais conhecido como Visconde de Chanceleiros, um dos célebres viticultores do país.

Vinificação: Fermentação de cubas de aço inox a 28º C, com duas remontagens diárias em 2 cubas com metade da capacidade em cada uma. Após a fermentação alcoólica o mosto fica exposto ao sour lie durante 30 dias, seguindo-se a fermentação malolática e decantação natural do vinho.

 

Estágio: 12 meses em barricas de 225Lt de Carvalho Francês de Allier + 12 meses de adega após engarrafamento para então ser lançado no mercado.

Organoléptica:
Visual - Cor granada atijolado.
Olfato - Notas de vegetal seco, orvalho, frutos vermelhos maduros em compota, baunilha, pimenta preta, noz moscada e alcaçuz.
Paladar - Aveludado, apimentado com leve toque agridoce. Taninos firmes e afinados, final longevo e elegante.

Harmonização: Acompanha pratos encorpados da clássica gastronomia portuguesa, cabrito, caças, embutidos defumados e prato a base de funghi.

Temperatura ideal: 16º C – 18º C

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia