Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Visita Noturna em 22 de maio no MCB terá apresentações do VIII RioHarpFestival
18/05/2013

Realizadas quinzenalmente desde o início de 2012, as visitas noturnas já se tornaram referência no calendário do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. Em quartas-feiras alternadas, o museu permanece aberto ao público em horário estendido, com entrada gratuita das 18h às 22h. No dia 22, a atração especial fica por conta do 8º RioHarpFestival, que trará ao MCB apresentações do duo de harpa e violão Dario Andino e Cinthia Almeida, além do grupo Madre Natureza, começando às 20h.

O RioHarpFestival, festival que divulga há oito anos o universo da harpa nas sonoridades de diferentes regiões do mundo, traz ao MCB a música medieval, celta e renascentista com o grupo Madre Natureza, formado pelo harpista argentino Dario Andino e pelos violonistas brasileiros Fernanda Ferreti e Marcelo Miranda. Na apresentação, o conjunto utiliza diferentes instrumentos como o charango, a viola caipira, violão de 12 cordas, cistre, flautas e percussões. O músico Dario Andino compõe também o duo ao lado da violonista Cinthia Almeida, com repertório de composições próprias e releituras de canções brasileiras e sul-americanas como Gracias a la Vida (Violeta Parra), Tocando em Frente (Renato Teixeira e Almir Sater) e Cio da Terra (Chico Buarque e Milton Nascimento).

Na visita noturna de 22 de maio será possível também acompanhar as exposições temporárias em cartaz no MCB - "BID 8|10|12 - Bienal Ibero-Americana de Design" e "Local x global: a arquitetura como lugar". A BID traz pela primeira vez ao Brasil uma seleção de peças apresentadas em Madri nas edições de 2008, 2010 e 2012, gerando uma oportunidade única para o público brasileiro conhecer trabalhos representativos da produção experimentada na região, responsável por incluir cidades como Lisboa, São Paulo, Buenos Aires e Bogotá entre as novas capitais do design mundial.

"Local x global: a arquitetura como lugar", que integra o calendário do ano de Portugal no Brasil, apresenta um recorte da produção arquitetônica luso-brasileira contemporânea a partir do tema "casa". Por meio de fotografias, maquetes e vídeo, a exposição revela o diálogo entre portugueses e brasileiros em 20 projetos, 10 de cada país.

Completam as atrações da noite as mostras permanentes "Coleção MCB", com móveis e utensílios da casa brasileira dos séculos 17 ao 21, e "A Casa e a Cidade - Coleção Crespi-Prado", que retrata um importante capítulo do desenvolvimento paulistano entre o final do século 19 e meados do século 20 a partir do cotidiano e da trajetória dos moradores originais da casa que hoje abriga o MCB: o casal Fábio Prado e Renata Crespi.

Em todas as visitas noturnas, o Museu da Casa Brasileira atende ao público espontâneo e a grupos agendados. Os interessados em realizar visitas educativas podem ligar para (11) 3032-2499 e saber mais detalhes sobre esta iniciativa e as atrações em cartaz.

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2020 Gastrovia Turismo e Gastronomia