Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
28 de maio, o Dia do Hamburguer
28/05/2013

Muitas são as histórias sobre a origem deste prato, desde Gengis Khan, que transportava carnes entre a sela e o lombo do cavalo, que de alguma forma, no século XVII, alguns viajantes alemães levaram a ideia para um açougueiro de Hamburgo, que moeu pedaços de carne, adicionou temperos e modelou em forma de bifes arredondados, que foram chamados de “bifes de carne moída”. Por ser um item saboroso e de baixo custo, logo esses bifes se tornaram um produto muito popular em Hamburgo.

No século XVII, quando os primeiros imigrantes alemães da região de Hamburgo chegaram aos Estados Unidos, levaram consigo a receita do “bife de carne moída”, que logo recebeu o nome de hamburg style steak (bife ao estilo hamburguês). Os norte americanos passaram a colocar o bife grelhado no meio do pão, que logo recebeu o nome de hamburger. Nascia então um dos grandes ícones da cultura americana.

Segundo historiadores , em 1836 o restaurante Del Monico’s, de Nova York, incluiu pela primeira vez o “Hamburger Sandwich” em seu cardápio. No Brasil, o hambúrguer foi introduzido em 1952 pelo tenista americano Robert Falkenburg (campeão de Wimbledon), que inaugurou a lanchonete Bob’s no Rio de Janeiro.

A data comemorada dia 28 de maio foi criada em Hamburgo, na Alemanha em meados do século XVII e para comemorar os séculos de sucesso deste prato, selecionamos alguns restaurantes e lanchonetes que farão uma comemoração especial:

Campinas

Joe & Leo´s Family Restaurant
São oito opções disponíveis no cardápio de hambúrgueres originais e tradicionais para adultos e crianças e outras 37 no sistema de Build-a-Burguer, que permite ao cliente montar seu próprio lanche da forma que ele mais gostar.

Hamburgueria Big Jack

As últimas novidades são os lanches Califórnia, Big Dijon e Detroit, que foram lançados um a cada final de semana de maio. Para abrir o apetite: Big Dijon: hambúrguer de maminha com 250 gramas, tomate, queijo prato, cubinhos de cebola fritos na manteiga, molho de mostarda Dijon no pão de hambúrguer quentinho. Califórnia Burger: hambúrguer de maminha com 180 gramas, queijo gorgonzola, champignon, alface, tomate, maionese Big Jack no pão de hambúrguer com gergelim. E o último lançamento, que acabou de sair do forno: Detroit Burger, hambúrguer de picanha com 150 gramas grelhado como churrasco, queijo prato derretido, rúcula, champignon e molho rosê no pão australiano.

      

Applebee’s

o Applebee’s, oferece 9 tipos de burgers feitos na hora, moldados e temperados de forma exclusiva. A sugestão para a comemoração é a lenda, o Big Apple Burger.  Dois hambúrgueres de 200g cada grelhados servidos com o dobro de queijo jack-cheddar, 4 fatias de bacon, cebola roxa, alface, tomate, picles e um cremoso molho ao estilo Applebee’s

E para quem curte colocar a "mão na massa", essa é uma deliciosa receita elaborada pela cozinha experimental do Gastrovia, um autêntico Hamburger Americano, assita o vídeo e anote a receita:

Ingredientes

  • 1 k de carne moída (patinho de preferência)
  • 150g bacon lombo moído junto com a carne
  • 2 ovos
  • 1 pacote de creme de cebola ou 50 g de cebola moída.
  • 2 colheres de molho de Worcestershire (Inglês)
  • ½ pimenta dedo de moça picada ou 25g de pimenta calabresa
  • 1 pitada de noz moscada
  • Tempero feito de alho, sal e cebola, moído até ficar em pasta
  • Cheiro verde picado bem miúdo a gosto

Modo de Preparo

Misture tudo numa vasilha até ficar homogêneo, faça os hamburgers do tamanho que preferir, importante ele ficar alto para ficar “suculento” e parecido com os americanos (indico 200g), pode envolvê-los em plástico transparente e pode armazena-los por até 10 dias.

Utilize um grill, grelha ou chapa, o ponto é bem passado por fora e ao ponto por dentro

"Monte" o hamburguer com o pão adequado, tomate, alface e queijo...este é bem simples e você pode usar toda criatividade ou apenas reproduzir o que conhece...
Bom apetite!!!

 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia