Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
AGENDA - CULTURA E LAZER
Mercado Municipal de São Paulo e Bar do Mané, responsável pelo famoso sanduíche do Mercadão, completam 80 anos
24/07/2013
de 22/07/2013 a 25/07/2013

O Mercado Municipal de São Paulo é símbolo turístico na cidade. Inaugurado em 1933, traz histórias, tradições e reúne pessoas de todos os lugares. Essa história se mistura com um dos estabelecimentos que o acompanha até hoje, o Bar do Mané, que começou como negócio de família de dois primos padeiros, Jeremias Cardoso Loureiro e Alberto Cardoso Loureiro que vieram de Portugal.
As pessoas que frequentavam o bar o batizaram com o nome de um dos sócios, Bar do Jeremias. Ao receber a herança, seu filho Manoel, mais conhecido como Mané, passou a emprestar o seu nome ao negócio de família. Nasceu então o Bar do Mané, para não mudar mais. “Quando meu pai faleceu, minha maior preocupação era conseguir passar aos clientes a confiança que meu pai passava e manter a tradição”, lembra o atual proprietário e neto de um dos fundadores, Marco Loureiro.
Graças a um cliente assíduo pedir sempre mais recheio em seu lanche, o bar resolveu incluir o super sanduíche em seu cardápio e acabou virando febre entre os visitantes e conhecidos. Hoje, o lanche tradicional tem em média 350 g de mortadela, tudo fatiado e montado na hora. “O pão serve só para não sujar os dedos”, brinca Marco.
O negócio mudou de mãos duas vezes até os dias de hoje e ficou conhecido como o bar do famoso sanduíche de mortadela do Mercadão. Premiado por concursos, o bar é parada obrigatória para quem visita o local, mas apesar de ser famoso mantém a tradição do começo, que faz o cliente se sentir em casa. “Tentamos fazer poucas alterações na essência do negócio, apenas agregar valores”, conta Marco.
O orgulho da família é manter a tradição até hoje, mesmo incluindo algumas tecnologias para facilitar o dia a dia. “Colocamos uma máquina de café expresso, um fatiador de frios automático e um manual, uma máquina de suco e um forno combinado. Ainda estamos estudando uma forma de colocar automação”, comenta Marco.

Serviço
De 22 a 25 de julho, das 13h às 21h (dia 25 até às 19h)
Expo Center Norte
Estande Toledo: 264, Rua 9G.
Degustação às 14h, às 17h e às 20h

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2019 Gastrovia Turismo e Gastronomia