Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
AGENDA - GASTRONOMIA
Festival de Vinhos RIO WINE AND FOOD FESTIVAL
de 07/10/2013 a 13/10/2013

Os cariocas vão ter os sentidos aguçados no Rio Wine and Food Festival (RWFF), evento que vai de 7 a 13 de outubro, e envolve alguns dos melhores bares, restaurantes, hotéis e lojas da cidade. De acordo com a empresa organizadora, a Baco Multimídia, o evento busca impactar positivamente o carioca e atrair visitantes para cidade unindo gastronomia e vinho a atrações artísticas, culturais e de entretenimento. A vasta cartela de atrações do Rio Wine and Food Festival conta com uma apresentação “Degustando Sinatra”, em que o expert Marcello Copello faz uma associação entre os vinhos e as músicas do cantor Frank Sinatra. O evento acontece no Paris Show, na Casa Julieta de Serpa, no dia 8, às 21h.

Na Bergut do Castelo, no Centro do Rio, no dia 8 de Outubro, o ritmo é de jazz cigano com Daniela Spielmann (sax), Carol Panesi (violino) e Domingos Teixeira (violão), sempre acompanhados de bons vinhos e comidinhas da casa. Já sabores de pizzas Opera; Barbara e Gran Riserva serão acompanhados dos vinhos Penendo Borges, com apresentação do próprio Euclides Penedo Borges, na pizzaria Eccelenza de Botafogo. Na quarta-feira, dia 9, o Mr. LAM apresenta um jantar harmonizado.

O RWFF trouxe da Argentina a renomada chef espanhola Nadia Harón para comandar a quatro mãos, com o Chef Luciano Boseggia, o jantar “Grandes Chefs”, no restaurante Alloro. Nádia é proprietária dos restaurantes NADIA O.F (eleito em 2012 “Melhor Restaurante da Argentina” pela Academia Nacional de Gastronomia) e URBAN (considerado “o melhor restaurante de vinícola do mundo” pela revista canadense "Wine Access"). Os jantares acontecem nos dia 8, 9 e 10 de outubro, sempre às 20h30. Os comensais terão como pratos principais Risoto com lagosta e gengibre e Bochecha em dois tempos com demi glace de Malbec, ambos harmonizados com o vinho Alfa Crux Blend 2005.

Os apreciadores do vinho terão acesso a uma experiência única no dia 10 de outubro: experimentar Vinhos do Porto raros, como o Kopke Porto Colheita 1937, o Cálem Colheita 1961, o Dalva Porto BrancoColheita 1963 e o Duorum Vintage 2007, no Restaurante Gabbiano, que fica no hotel Sol Ipanema.

Variedade
A diversidade é uma das características marcantes do Rio Wine and Food Festival. As atividades vão desde jantar no Copacabana Palace a feijoada harmonizada com vinhos no simpático terraço do Instituto Cravo Albin, passando por degustações de vinhos raros, jantares harmonizados, jantares temáticos, debates, incluindo o um seminário na FGV (Vinho & Mercado) no dia 09/10.
Além disso, o RWFF brinda a comunidade do Morro do Chapéu Mangueira com o “Wellcomunidade Drink”, em que uma caravana de especialistas fará degustações, apresentações de vinhos e capacitação em bares do bairro. Haverá ainda um grande leilão beneficente de vinhos no hotel Fasano, no encerramento da semana. No sábado, a turma do RWFF vai invadir a Cadeg, em Benfica, com degustações e promoções em lojas, além do lançamento do livro “Vinho e Muito Mais”, de Marcelo Copello.
A agenda completa do festival poderá ser acompanhada através do site www.riowineandfoodfestival.com.br ou na página do Facebook facebook/riowineandfoodfestival

Rolha zero
Outra ação é o movimento Rio Rolha Zero: durante a semana do evento, os restaurantes participantes não cobrarão a taxa de rolha. O objetivo é incentivar o consumo de vinhos, que a cada dia está mais associado à saúde e ao bem viver.
Restaurantes como Cipriani, Mr Lam, Alloro, Sawasdee, casas do grupo Claude Troisgros (CT Boucherie, CT Trattorie, CT Brasserie e Olympe), Gero, Fasano, Paris, Terzetto e Uniko terão eventos, menus especiais harmonizados ou oferecerão vinhos a preços especiais.

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia