Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Temporada de inverno 2013 foi pior Para 46,7% das empresas de turismo
06/10/2013

A movimentação de vendas durante a temporada de inverno no setor de turismo este ano registrou queda em torno de 30%, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a maioria das empresas consultadas (46,7%). O resultado consta de estudo realizado pelo Ipeturis (Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo) a pedido do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP). Os principais motivos foram a desvalorização do real (45,7%), o aumento das passagens aéreas (10%) e os preços altos das viagens em geral (8,2%).

Movimentação de vendas na temporada 2013 em relação a 2012

 

Motivos queda na movimentação

 

Segundo Marciano Freire, diretor do Ipeturis, “a queda na movimentação de viagens internacionais indicada pela pesquisa, em comparação com a temporada de inverno 2012, se explica principalmente pela variação cambial e desvalorização da moeda brasileira”. No caso de viagens nacionais, houve pequeno aumento na movimentação, incentivado por compras antecipadas com descontos promocionais. “No entanto, uma parcela considerável de entrevistados indicou que os preços muito altos praticados próximo ao mês de julho desestimularam um aumento ainda maior nas viagens domésticas”, explica Freire.
Para Eduardo Nascimento, presidente do Sindetur-SP, além da instabilidade da moeda brasileira, a indefinição da situação política foi outro fator de influência para os números baixos. “A desvalorização do real pode ter afetado, mas a exemplo de outras épocas não foi tão importante. A previsão de PIB reduzido também causou insegurança para a realização de viagens.”

 

Perfil do Turista

 

No Brasil, o clima frio foi apontado como principal motivo (65,4%) para a escolha dos destinos da região Sul como Gramado e Serra Gaúcha. Enquanto sol e praia justificaram a ida de turistas para a região Nordeste. No caso de quem partiu em direção à região Sudeste, a motivação ficou entre negócios e eventos, sol e praia. No estado de São Paulo, Campos do Jordão esteve entre os principais destinos do Sudeste. Especialmente no caso do Rio de Janeiro, a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude foram citadas por 21,6% dos entrevistados como motivo de maior movimentação para este destino.

 

Regiões com as maiores vendas, entre os destinos nacionais

 

Em destinos estrangeiros, como os Estados Unidos, por exemplo, os motivos destacados pelos turistas foram os parques temáticos da Florida e compras em razão de preços baixos em Miami e Nova Iorque. Já as viagens para a Argentina e Chile foram motivadas pelo clima frio, sendo a neve e as estações de esqui os grandes atrativos, com destaque para Bariloche. Na França, as atrações históricas e culturais continuam chamando a atenção dos viajantes.
Para a pesquisa, de abrangência nacional, foram entrevistadas 356 empresas de 60 cidades em 24 estados e o Distrito Federal, 75% delas agências de viagens.

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2019 Gastrovia Turismo e Gastronomia