Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Natal na Itália
10/12/2013

Não há destino no mundo em que o Natal seja celebrado de forma tão especial e, de quebra, venha regado de tradições milenares como na Itália. O país soube aproveitar suas riquezas culturais e históricas para tornar possível – e ainda manter muito bem preservada – as comemorações natalinas.

Um belo exemplo disso são os incríveis presépios de Nápoles, no sul da Itália. Mas, o que surpreende, é o único presépio ecológico de todo o país, localizado em Garfagnana, na região de Lucca.

Em contrapartida, na véspera do Natal, quando o ponteiro do relógio marca meia-noite, ocorre um lindo desfile de tochas conduzido por esquiadores na região de Cortina d’Ampezzo.
Confira abaixo mais celebrações natalinas na Itália:

Cidade das luzes
Torino, na região de Piemonte, celebra o Natal com um verdadeiro “tapete” de luzes para receber locais e turistas. A atração começa em novembro e vai até dezembro. No total, são 20 km de ruas e praças iluminadas com as cores que simbolizam o Natal.

Os Zampognari
No dia 8 de dezembro, quando a Itália recebe oficialmente o Natal, os tocadores de gaita, ou melhor, os Zampognari, aparecem para dar as boas-vindas ao período natalino e alegrar as famílias presentes. A tradição conta com personagens, cujo instrumento musical é a gaita de foles. Já a vestimenta, é marcada por um tradicional vestido masculino, coletes de pele de carneiro, longas meias brancas e casados escuros.

Maior árvore de Natal do mundo
Na região da Umbria, uma incrível árvore de Natal que, em 1991, entrou no Guinness Book como a árvore de Natal mais alta do mundo, brilha e impressiona locais e turistas em Monte Ingino. Ela tem 640 metros de altura e 700 luzes de diferentes cores. Erguida todos os anos, a atração faz homenagem a festa da Imaculada Conceição.

Presépio suspenso sobre as águas do rio Tibre
Também em Umbria, o rio Tibre é palco de umas das celebrações mais emocionantes da Itália. Na véspera de Natal, à noite, um grupo de canoístas, cada um vestido de papai noel, faz um longo caminho até a ponte de Porta San Florido. Ao chegar, é possível encontrar um presépio suspenso sobre as águas do rio. Neste momento, crianças aguardam ansiosamente os papais noéis entregarem presentes.

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2019 Gastrovia Turismo e Gastronomia