Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Jaguariúna recebe espetáculo gratuito do Ópera Curta no sábado 8 de março
06/03/2014

O programa de circulação de espetáculos Ópera Curta, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, leva para a cidade de Jaguariúna a versão adaptada de “Carmen – a ópera contada e cantada”, um clássico do gênero, em apresentação única no Teatro Municipal Dona Zenaide, (sábado) às 20h. A entrada é franca.

Em 2014 o programa pretende atingir o maior número de cidades desde que foi criado. Ao todo, 37 municípios receberão adaptações de títulos mundialmente conhecidos – além de Carmen, La Traviata e La Bohème, essa temporada conta com a estreia de Madame Butterfly. Com o intuito de aproximar os espectadores do universo da ópera, todas as apresentações são gratuitas.

A Ópera Curta contempla a criação de espetáculos baseados em óperas famosas, cujo conteúdo é um texto teatral que aborda uma visão pouco convencional do libreto – texto dramatúrgico da ópera – baseada na história original. A série tem toda a história contada, mas mantém a linha mestra da ópera original com as principais árias e duetos sendo cantados na língua original, com legendas em português, cenários, figurinos e iluminação.

É o caso de Carmen, criado por Georges Bizet a partir de um conto de Prosper Merimée. Na história, a cigana Carmen conquista Dom José, namorado de Micaela, obrigando-o a deixar os Dragões Reais – em que era tenente –, e juntar-se aos contrabandistas. Como o tenente Dom José fica em dúvida entre a guarda real e a vida de aventuras com a cigana, ela o troca por Escamillo, o mais famoso toreador da Espanha.

A trama se desenvolve com ares de grande drama, de intensas cores românticas, reunindo as magníficas peças da ópera, o conteúdo do conto original, o libreto e uma dose de liberdade criativa. Tudo isso torna o espetáculo uma obra original, tanto pronta para atender quem já conhece Carmen, quanto para servir de referência e introdução para quem nunca teve a oportunidade de assistir a uma ópera.

Nesta montagem, a Cia de Ópera Curta apresenta os principais trechos musicais da ópera, ligados por um texto de teatro. A direção artística do espetáculo é assinada por Cleber Papa e Rosana Caramaschi. Já o maestro Luiz Gustavo Petri é responsável pela direção musical, assim como pela adaptação das partituras originais.

SERVIÇO
Carmen – a ópera contada e cantada
08 de março (domingo) às 20h
Teatro Municipal Dona Zenaide - Rua Alfredo Bueno, 1151, Centro
Entrada gratuita
 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia