Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Crescimento do mercado cervejeiro cria demanda por profissionais qualificados
15/05/2014

O crescimento do mercado cervejeiro no Brasil é notório. Hoje, o país abriga cerca de 300 cervejarias artesanais e mais de 40 importadoras de cervejas especiais. Para acompanhar este crescimento, os bares, restaurantes, hotéis e empórios incorporam cartas de cervejas para atrair o público cada vez mais exigente. Os Sommeliers de Cervejas são os responsáveis por gerenciar todo o leque de informações, em meio a imensa variedade de estilos da bebida.

Embora seja uma profissão nova no Brasil, a procura por qualificação caminha a passos largos e já atrai milhares de profissionais em busca de conhecimentos técnicos.

Na última década, a produção de cerveja no Brasil cresceu impressionantes 64%. Passou de 8,2 bilhões para 13,4 bilhões de litros anuais, segundo dados do Sicobe (Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal). O Brasil é o terceiro maior produtor de cervejas do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e China, superando países como Rússia e Alemanha. Com isso, as oportunidades para cargos que necessitam de conhecimento técnico/científico, como gestão de negócios e marketing, têm crescido de forma expressiva.

Segundo Estácio Rodrigues, sócio do Instituto da Cerveja Brasil (ICB), o salário de um sommelier de cerveja qualificado é animador, chega R$4 mil. “Esse é um salário significativo para um mercado novo, que vive um de seus melhores momentos”, diz.

Localizada em Moema, a sede do Instituto da Cerveja, contempla um espaço de 500 m², com uma sala de aula de 198 m² devidamente equipada e com capacidade para 80 alunos sentados confortavelmente. Além disso, o local conta com um espaço externo perfeito para a realização de brassagens de cervejeiros caseiros ou abrigar eventos particulares. “O local foi muito bem pensado e projetado, nele temos também um Espaço Gourmet para a realização de harmonizações com cervejas”, afirma a sócia do ICB, mestre-cervejeira e sommelier de cervejas, Kathia Zanatta. O instituto também realiza cursos em Porto Alegre e Blumenau.

Beer Sommelier

A carreira cervejeira tem atraído diversos profissionais que enxergam na paixão pela bebida fermentada mais consumida pelos brasileiros um próximo emprego. Um dos aspectos que favorecem tal evolução do mercado é a versatilidade de profissões que são abordadas nos cursos. “Um Sommelier de Cervejas pode indicar e sugerir cervejas, criar harmonizações, elaborar cartas e difundir essa cultura por meio de eventos, bares, cervejarias, restaurantes e importadoras, o campo de atuação é, de fato, muito amplo”, explica o também sócio do ICB e mestre-cervejeiro, Alfredo Ferreira.

O Instituto da Cerveja oferece cursos para iniciantes e especialista na área. São cursos de introdução, profissionalização e especialização na área.

Saiba mais em www.institutodacerveja.com.br
 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia