Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Harmonização de cervejas Wäls no Bar Brejas
27/05/2014

Os eventos de harmonização de cervejas especiais são responsáveis por grande parte do sucesso que ela tem alcançado nos últimos anos no Brasil. São eles que colocam a cerveja (verdadeira) no copo do público, e não são raros os casos de pessoas que não bebiam cervejas mainstream e após provar as especiais, descobriram que são apaixonados pelos aromas, sabores e cores da cerveja verdadeira, em todos seus estilos, afinal são mais de 120 estilos e milhões de receitas espalhadas em todo mundo!

O Bar Brejas em Campinas, promoveu no último dia 14,  a harmonização de algumas cervejas da mineira Wäls, dentre elas as premiadas no World Beer Cup 2014. A degustação das cervejas foi harmonizada com itens do cardápio do bar e conduzida pelo sommelier, escritor, Maurício Beltramelli, que foi um dos dez jurados brasileiros convidados a integrar a comissão julgadora do  World Beer Cup 2014.

A primeira cerveja degustada foi a Wäls Bohemia Pilsen, harmonizada com queijo Gouda. Esta exemplar Pilsener leva três tipos de lúpulos e tem aparência dourada, com boa carbonatação, sua espuma é aveludada e duradoura. A cerveja que tem aroma floral e herbal, resultado da utilização do triplo dry hopping,  e uma leve picância que corta a gordura do queijo, e seu dulçor acentua o amargor pronunciado, característico do estilo.

A segunda foi a Session citra, harmonizada com uma "trouxinha de mortadela com ricota e nozes. A cerveja é bem refrescante e tem uma generosa carga de lúpulos norte americanos, conferindo notas de limão, laranja em seu aroma bastante pronunciado, entretanto, o aroma explosivo, é seguido de um amargor moderado. Mais uma vez a cerveja corta a gordura da mortadela, trazendo a sensação de "quero mais".

A terceira harmonização foi a medalha de ouro no World Beer Cup 2014, a Dubbel com os famosos croquetes de carne com queijo brie, promovendo uma harmonização por semelhança, onde o aroma de malte torrado, dessa Belgian Strong Ale, casa perfeitamente com a carne e o brie realça os aromas de ameixa e uvas passas. Uma combinação perfeita!

A quarta cerveja foi a premiada com medalha de prata no World Beer Cup 2014, a Quadruppel que foi harmonizada com tiras de filet mignon com molho madeira. Mais uma harmonização por semelhança, a cerveja é elaborada com quatro tipos de maltes, nobre cepa de leveduras, lúpulos especiais e especiarias, conferindo intenso aroma de malte, chocolate, mel e frutas secas. A maturação em carvalho francês, marinado em cachaça mineira, dão a complexidade perfeita para harmonizar com a carne ao molho madeira.

A sobremesa foi harmonizada a cerveja Petroleun com brownie. A Petroleun, uma Russian Imperial Stout que leva aveia e maltes nobres, tem aromas de malte torrado  e chocolate belga, seu amargor é muito bem equilibrado, com maltes e nenhuma percepção de álcool, já que tem 12% declarados pela cervejaria. Combinação que é certeza de sucesso em todos os níveis de conhecimento gastronômico e cervejeiro!

Após o evento, Maurício Beltramelli, que também é dono do Bar Brejas e editor do site Brejas, autografou seu livro Cervejas, Brejas e Birras e ficou a disposição dos participantes. Vale ressaltar que o Bar Brejas marca com esse evento, a volta dos encontros periódicos de harmonização de cervejas em seu estabelecimento e certamente é um dos poucos bares em Campinas onde a cerveja especial é apreciada, respeitada e tem sua cultura propagada.


 

   

Mais informações

Bar Brejas
Rua Conceição, 860 - Cambuí - Campinas - SP
http://www.barbrejas.com.br

Wäls
http://www.wals.com.br

 

 

 

 

 

 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2019 Gastrovia Turismo e Gastronomia