Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Para além da alface!
21/10/2014

Quando o assunto é a “salada nossa de cada dia” pensamos em padrões de composições mais comuns, como por exemplo, a dupla imbatível de alface com tomate. Porém, basta um tiquinho a mais de conhecimento e criatividade para alcançar proezas valiosas de composições que estarão além do trivial e garantirá mais sabor e cor à mesa. As dicas são da chef Natália Ramos, que há dois anos é responsável pelos pratos do bufê frio da marca, sob a orientação da chef e idealizadora dos restaurantes Badebec, Lourdes Bottura.

Para início da conversa Natália destaca o princípio básico das escolhas. “Tenha em mãos os alimentos que estejam o mais fresco possível; dê preferência aos orgânicos, e, leve em consideração, a sazonalidade das verduras, legumes e frutas”, ponderou.

A segunda dica é elaborar receitas com até três elementos para manter uma composição harmônica interessante de sabores. “Também não é necessário que todos os elementos estejam completamente crus, o interessante é brincar com texturas e aromas”, complementa. A chef explica, por exemplo, que é possível grelhar, assar, elaborar pestos especiais, além de utilizar técnicas específicas que mantenham o sabor dos alimentos e também nutrientes e colorações. “Podemos, por exemplo, ferver verduras rapidamente e depois mergulhá-las em água com gelo para cessar o cozimento. A técnica pode deixar vagens e ervilhas tortas mais firmes e viçosas”, explica. Entre as novas receitas que Natália idealizou para o Badebec Campinas, servidas no bufê de almoço a partir do mês de setembro deste ano, estão o carpaccio de melancia, a salada de maçãs assadas com ervilha torta,  creme de queijo de búfala e ramos de tomilho, ou então, berinjela assada com cabeças inteiriças de alho condimentado com tomates e manjericão frescos.

Alhos Assados

Para assar cabeças inteiras de alhos corte pequenas pontas da cabeça de uma vez, deixando os dentes presos e com casca, porém, com uma pequena cavidade rente e aberta o suficiente para ser condimentadas. Salpique sal a gosto, ervas finas desidratadas, além de fios generosos de azeite. Em uma assadeira corte um retângulo de papel alumínio, suficiente para formar um envelope ou uma pequena trouxinha. Unte a parte interna do papel e ajeite as cabeças de alho, já temperadas, dentro do papel com base na assadeira. Feche-as no alumínio formando então o envelope. Mantenha em forno médio entre 30 e 40 minutos até que os dentes fiquem macios. Sirva com torradas (como antepastos), berinjela grelhada e tomates frescos em cubinhos temperados com manjericão. Além do sabor e da versatilidade, a apresentação dos pratos ganharão um agrado a mais aos olhos!

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2019 Gastrovia Turismo e Gastronomia