Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Como harmonizar cervejas com o cardápio da Páscoa?
29/02/2016

A Páscoa é um dos feriados mais prazerosos de se curtir, em termos gastronômicos. Para tornar tudo ainda mais gostoso, o Mestre-Cervejeiro.com trouxe algumas sugestões de harmonizações de cervejas especiais com iguarias comumente degustadas na data.

Entre as sugestões, dicas de harmonização com receitas que levam peixes – salmão e bacalhau -, camarão e, claro, chocolates diversos. Afinal, quem já provou sabe que a combinação de cervejas artesanais com as variações do chocolate é uma das experiências gastronômicas mais prazerosas que existem.

“Para uma harmonização dar certo, é necessário identificar as principais características de cada um dos personagens da dupla a ser degustada e entender como elas combinam. Por exemplo, o chocolate branco é bem adocicado e tem sabor de leite e manteiga de cacau, o que combina muito bem com uma cerveja mais ácida e que tem adição de frutas vermelhas. Já no caso do chocolate meio amargo, uma cerveja com perfil de torrefação e amargor presente é uma combinação mais interessante ”, detalha Daniel Wolff, sommelier de cervejas e fundador do Mestre-Cervejeiro.com.

E o chocolate vai tão bem com a cerveja, que alguns rótulos têm componentes do doce em sua receita. É o caso da Mestre-Cervejeiro.com Session Porter, que tem adição de cacau belga em pó.

CONFIRA ABAIXO AS POSSIBILIDADES DE COMBINAÇÕES:

- Bacalhau à portuguesa: DUM Grand Cru, ou outras cervejas de perfil frutado, alcoólico, médio amargor e alta carbonatação como as do estilo Tripel.

- Salmão com molho de maracujá: Saison à Trois, ou outras cervejas de perfil cítrico, ácido, e secas como as do estilo Berliner Weisse.

- Camarão na moranga: Cathedral Helles Bock, ou outras cervejas de perfil maltado, de baixo amargor, e médio dulçor residual, como as do estilo English Pale Ale.

- Colomba pascal: Brooklyn Brown Ale, ou outras cervejas com base de maltes tostados e baixo amargor, como as do estilo Munich Dunkel.

- Chocolate branco: Lindemans Kriek, ou outras cervejas com adição de frutas vermelhas (estilo Fruit Beer).

- Chocolate ao leite: Mark the Shadow, ou outras cervejas com perfil de torrefação, médio amargor, e médio corpo como as do estilo Robust Porter.

- Chocolate meio-amargo: Mestre-Cervejeiro.com Session Porter, ou cervejas com perfil de torrefação e frutas secas, baixo amargor e alto teor alcoólico como as Belgian Dark Strong Ales.

RÓTULO COM CHOCOLATE: Mestre-Cervejeiro.com Session Porter (com adição de cacau belga em pó) é uma cerveja curitibana, lançada em comemoração aos 10 anos da rede Mestre-Cervejeiro.com. Possui 3,8% de teor alcoólico e 30 IBUs. Tem baixo corpo, um amargor leve, mas persistente, e apresenta gosto do cacau e dos maltes torrados. Harmoniza bem com qualquer uma das variações do chocolate.

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2019 Gastrovia Turismo e Gastronomia