Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
GASTROVIA INDICA
Visita ao Jamie´s Italian Campinas
18/03/2016

Em visita ao recém inaugurado restaurante do famosos chef de cozinha e ativista na educação alimentar de crianças, Jamie Oliver, pude verificar que a proposta declarada de oferecer comida excepcional e sustentável, em ambiente descontraído e com serviço simpático e acolhedor, não só é possível, mas acontece de fato.

Recebido pelo parceiro de Jamie no Brasil, o chef Lisandro Lauretti nos contou um pouco da trajetória de 3 anos de planejamento e desenvolvimento do empreendimento até sua inauguração. Com aquele "brilho nos olhos", próprio de quem tem paixão pelo que faz, o chef falou sobre o desenvolvimento de fornecedores regionais e o cuidado com o padrão de qualidade inflexível do restaurante, o que garante a proposta do Jamie´s Italian de oferecer comida saudável, sustentável e fresca.

A mecânica do desenvolvimento dos fornecedores, a princípio, é bastante simples, pois, ao exigir certos padrões de qualidade, os potenciais fornecedores elevam seus produtos à um novo patamar de qualidade.

O ambiente é super descontraído e ao contrário de algumas críticas que li por aí, o atendimento é impecável. O salão é bem amplo e com visão total da cozinha, que é aberta e proporciona um certo desafio à brigada de cozinha, pois nada passa despercebido aos olhos dos clientes mais atentos, além da estação de massas, área de antepasto (reservada para o preparo de entradas, saladas e sobremesas), espaço com forno de pizza e cozinha, num único piso, onde todos podem acompanhar de perto todos os preparos.

Entradas

Foram servidas 3 opções de entradas, mas, a menção honrosa vai para Lula Crocante, que é perfeitamente empanada e frita com lâminas de alho, ficando com aquela crocância ideal quando imaginamos lulas fritas, talvez a melhor que já comi. Ela vem acompanhada de uma maionese bem saborosa, salsa e claro, muita pimenta!

Pizzas

As pizzas seguem o padrão italiano, destaque para massa aerada e crocante, um belo molho de tomates e no caso da marguerita, umas folhinhas de manjericão e 

filetes de muçarela fresca e só, aliás, como deve ser. Lembrando que a semelhança com a pizza brasileira é apenas o nome e o formato, pois, na concepção dos inventores desse prato, a massa é o principal item e deve estar em evidência!

Massas

Segundo Lauretti, as massas são produzidas diariamente e a farinha, é um dos itens que vem da Itália, pois, produtores nacionais não conseguem atingir o padrão necessário exigido. Claro que em nada se assemelham às massas produzidas por aqui, são “aldentes” e macias ao mesmo tempo, parece contraditório, mas, garantem uma absorção ideal aos molhos que a acompanham.

O famoso Jamies Sausage Pappardelle é realmente muito saboroso, e facilmente é notado o aroma e sabor do vinho que faz parte do cozimento do ragu de linguiças, onde a carne de porco é fornecida por um criador do sul de minas. Seu diferencial, além do controle nutricional dos porcos, é que são criados soltos na propriedade.

Mesmo sendo um prato bastante famoso, não consigo esquecer do sabor do Penne alla carbonara, que leva panceta, ovos caipira, queijo parmesão italiano e raspas de limão siciliano que conferem notas cítricas ao prato, algo inesperado no contexto.

Carnes

A carne Russell Ribeye Steak é deliciosa, bem temperada e ultra macia, o fornecedor segue padrões de produção orgânica e totalmente rastreada. Ela vem acompanhada de 

batatas rústicas, e para não falar que tudo estava perfeito, as batatas deixaram a desejar, pois, não atingiram a crocância desejada para quem curte batatas fritas.

Sobremesa

Provei o Tiramisù, que nada se assemelha aos encontrados por aqui, pois, o sabor de café se sobrepõe ao açúcar, como deve ser. O cheese cake é muito bom, mas não espetacular e o destaque é o brownie que além de perfeito, leva pipoca caramelada com uma pitada de flor de sal, que dá um contraste que realça todos os sabores.

Além de todas essas delícias, o restaurante conta com uma ótima carta de vinhos e drinks bem criativos e refrescantes, à exemplo do mojito de gengibre sem álcool que foi meu escolhido. Aos que gostam de uma boa comida, vale a experiência, pois, além de sabor, o ticket médio é bem razoável em comparação aos restaurantes no mesmo padrão na RMC – Região Metropolitana de Campinas.

Anote aí!

Jamie´s Italian Campinas
Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 - Shopping Parque Dom Pedro (Ala de Restaurantes) - Jardim Santa Genebra, Campinas.
Telefone para informações: (19) 3365.3042


Horário de funcionamento: domingo a quinta-feira, das 12h às 23h. Sexta-feira, sábado, feriados e vésperas de feriados, das 12h à 0h.
Formas de pagamento: cartões de crédito: Amex, Diners, Elo, Master e  Visa; cartões de débito: Master e Visa; e tickets: Alelo,  Sodexo e VR.
Estacionamento: com vallet na porta -  R$ 12 (preço promocional por 2 horas).
Obs: O restaurante possui acesso para deficientes (com banheiro adaptado), wi-fi, ar-condicionado e música ambiente. Não possui área de fumantes.

Ricardo Assumpção é editor do Gastrovia e apaixonado por gastronomia, nas horas vagas e outras nem tanto, adora esquentar a barriga em fogões, fornos, churrasqueiras...Vinhos e cervejas especiais acompanham as experiências!

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia