Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Harmonização de vinhos com pratos tradicionais do inverno
05/06/2019

A chegada do inverno é um bom termômetro para o consumo de vinhos no País. Ano após ano, a estação não apenas contribui para inflar positivamente as estatísticas de venda, mas também revela mudanças no paladar brasileiro. "Nos últimos anos, houve um aumento significativo de consumo de vinhos portugueses", aponta o sommelier Amauri Sulsbach, responsável pelas unidades do Empório Santa Therezinha em Campinas, Piracicaba e Ribeirão Preto. Versátil, o vinho permite infinitas harmonizações e se torna companhia perfeita para caldos, fondues e outras comidinhas nos dias e noites frias.

No Empório Santa Therezinha, a volta ao mundo em várias nacionalidades de vinhos permite muitas combinações. Para a fondue de queijo tradicional, que tem o kirsch (licor de cereja) entre os ingredientes, Sulsbach recomenda vinhos brancos, principalmente aqueles produzidos com uvas riesling, gewürztraminer e viognier. "Esses vinhos têm uma acidez mais pronunciada e acabam harmonizando melhor com a fondue", afirma.

Para os caldos, bastante apreciados na estação fria, o sommelier observa: "O que define a harmonização para caldo é o ingrediente principal." Para um caldo verde com calabresa, por exemplo, Sulsbach indica um vinho tinto mais leve, como os produzidos com uvas pinot noir.

O clima do inverno também é propício a reunir os amigos em torno de uma mesa bem servida. Se a proposta é levar para casa uma tábua de frios, queijos e outras delícias, o Santa Therezinha destaca entre as opções o jamón serrano, um dos produtos mais vendidos do empório, salames hamburguês e imperial, chourizo serrano, linguiça catalan, prosciutto di Parma, queijo manchego, pancetta di Piacenza e culatello di Zibello. Para harmonizar com estes petiscos, ele sugere um vinho branco Romanera.

Acesse: https://www.statherezinha.com.br/lojas

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia