Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
COLUNISTAS - Mariana Alves
Retrato de alimentação saudável
05/06/2012

Vamos começar com o que é uma alimentação saudável? Ah sim, a maioria das pessoas diria: Uma alimentação com o aporte necessário de nutrientes, fibras e água. Posso dizer que a maioria das pessoas não estão erradas, mas esse conceito esta um tanto ultrapassado e ocidentalizado.

Estudo medicina chinesa e indiana faz alguns anos. Nestas, eu descobri a verdadeira resposta a essa pergunta. Pra começar, nessas filosofias alimento é tudo aquilo que supre as necessidades orgânicas, mentais e emocionais. Bom, então quer dizer que oxigênio é alimento, prana (energia vital) é alimento, tudo aquilo que você ouve, lê, vê é alimento? Sim, e talvez todo o nosso conceito de alimentação saudável mude por aqui. Tudo que você faz com respeito e reverência a si e ao outro é saudável. A essência do homem sabe naturalmente o que é bom pra ele ou não.

Evitar congelados, industrializados, muito açúcar, muito sal e gordura animal fazem parte do todo. No meio do caminho, que alguns consumam olhar, seria: ingerir água antes de sentir sede, se alimentar com pouca quantidade, muita variedade e alimentos vivos, respirar corretamente e pausadamente e aumentar a segregação de hormônios com uma boa qualidade de sono e prática de atividades físicas. E o que está no final do caminho e a tarefa mais difícil: ser seletivo. O nosso corpo é o nosso templo sagrado, nossa casa. Não é qualquer pessoa, música, pensamento, animal, imagem, alimento ou projeção que é convidado a entrar.

Hoje, as pessoas são obrigadas a entrar em um corre-corre do cotidiano que não parece ter fim. Isso resulta em um distanciamento com a essência, com essa natural seleção. Um bom começo e parar para olhar para si – existem alguns recursos que podem ajudar como o yoga, tai chi chuan, meditação e terapias coletivas. Depois desse passo, analise sua alimentação de uma forma completa, como disse antes. Reflita e pondere.

Olhe a sua volta e procure dentre os infindáveis saudáveis que estão ao seu redor e convide-os a entrar em seu templo sagrado! 

Mariana Alves 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
Brownie Diet
Brownie Diet
07/08/2013
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2019 Gastrovia Turismo e Gastronomia