Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
COLUNISTAS - Fernanda Rodrigues
Recife: Cidade Lendária
18/06/2012

Recife: Cidade Lendária. Assim diz a música do compositor Capiba, interpretada por João Gilberto. Linda música por sinal! Cidade histórica e tradicional, considerada a capital do nordeste por sua infraestrutura e pelo seu crescimento devido às grandes empresas que nela se instalaram ao longo dos últimos anos. Voltei recentemente da minha quarta visita à cidade de Recife e em todas às vezes eu me sinto praticamente em casa. O povo recifense é assim: hospitaleiro de natureza, com sua cortesia peculiar, sempre de braços abertos para o turista-amigo. Cestas de frutas, caixas de bombons e batidas de welcome drink foram alguns dos mimos que recebi nesta minha última estadia.

Neste mês de junho, em especial, a cidade de Recife está ainda mais bela e colorida, com milhares de bandeirinhas espalhadas, tão características das festas de São João. Para quem gosta de festa junina, este ano de 2012 a prefeitura prometeu caprichar nos festejos e fará uma comemoração bastante tradicional, celebrando o centenário de Luiz Gonzaga. Serão mais de dezenas de shows durante o mês, além das quadrilhas e tendas de forró universitário para um público com estimado em milhões de pessoas. Essas são algumas ações que Recife promove durante o ano para fomentar o TURISMO e agitar a cidade.

Mas para quem não gosta de tanto agito, não faltam opções diversas de lugares lindos para conhecer na cidade de Recife. Um dos mais visitados é o Atelier do Brennand, simplesmente imperdível, no bairro da Várzea. Com milhares de esculturas de cerâmica em uma antiga olaria em ruínas do século XX, num espaço de mais de 15 mil metros quadrados, Francisco Brennand teve a ousadia e a sensibilidade de transformar o local herdado por seu pai em sua oficina. Usando de formatos que remetem a sexualidade, Brennand é conhecido mundialmente por suas obras. Além se ser um local lindo de se ver, quem visitar ainda pode adquirir produtos feitos pelo artista como travessas, petisqueiras, jarras, bules, chaleiras e outros objetos, que são lindos e únicos.



Para comer uma comida tipicamente nordestina, de todos os lugares que já visitei sem dúvida o Parraxaxá foi o mais inesquecível. Um lugar ímpar, com decoração diferenciada, inaugurado em 1998 e localizado na famosa praia de Boa Viagem, o acesso ao restaurante é bastante fácil. O melhor de tudo é que o valor é bastante acessível, oferecendo um diferenciado buffet por quilo, rico em variedades. Aberto tanto na hora do almoço, quanto no jantar, o Parraxaxá foi por diversas vezes eleito o melhor restaurante regional de Recife, por servir em seu cardápio pratos como escondidinho de charque, paçoca, baião de dois, bode guisado, entre outras delícias do Nordeste.


 Para comprar artesanato típico de pernambucano, vale muito a pena conhecer a Casa da Cultura de Pernambuco. O prédio, tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) em 1980, funcionou como penitenciária durante 118 anos. Com privilegiada localização, ao lado da estação de metrô, faz do local ser visitado por turistas e moradores de Recife o ano todo, sendo considerado um ótimo lugar para se divertir, relaxar e fazer amizades. As rendas e a arte figurativa que remete o folclore nativo são itens obrigatórios na sua lista de compras, além do delicioso e bastante característico Bolo de Rolo.

É quase um pecado falar em Recife e não citar a cidade de Olinda, terra de Alceu Valença, que merecidamente recebeu este nome por ser “Oh! Linda”. A cidade conta com diversos restaurantes na orla marítima e grande variedade na gastronomia. Em 2008 fui ao Restaurante Gameleira Regional e já era uma delícia. Hoje, depois de passar por diversas reformas, o local está ainda mais agradável. Olinda possui também diversas opções de pousadas e hotéis mais baratos do que Recife. Para quem vai a negócios ao Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda é mais próxima e o valor do táxi com certeza ficará mais acessível. Não deixe de conhecer também as igrejas e os monumentos que a cidade dispõe. Só tome cuidado com os “meninotes” que contarão a história do local pra você e cobraram em torno de R$ 50,00 pelo serviço.



Enfim, tem muitos e muitos outros lugares fantásticos de Pernambuco e especificamente de Recife pra contar pra vocês. Se pudesse ficaria aqui a tarde toda convidando-os a conhecer tão belo local. Aliás, o Brasil é tão rico e tem tantos destinos exóticos, que merece nosso olhar e nosso destaque. Por isso, fique de olho! Em breve eu volto com mais dicas de TURISMO pra você!

Fernanda Rodrigues

imagens:
http://www2.uol.com.br/JC/sites/7maravilhas/francisco-brennand.html
http://marcelokatsuki.folha.blog.uol.com.br/arch2011-10-01_2011-10-31.html
http://www.viajandoblog.com/post/2324/programacao-do-sao-joao-2010-do-recife.
http://www2.uol.com.br/JC/sites/7maravilhas/casa-cultura.html.
http://opiniaoweb.com/viagens/conheca-o-carnaval-de-olinda-com-muitas-fotos

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia