Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
DICAS DE LEITURA
Ensaios desvendam o Brasil das festas, das cidades e da religiosidade
27/06/2012

A íntima relação entre festa, religião e cidade está presente desde os primórdios das civilizações humanas. Já na Grécia Antiga, toda cidade tem o seu santo padroeiro e, de passagem, uma festa em sua homenagem, que constitui o cume de sua vida coletiva. Em cinco ensaios, que vão além da sociologia e da antropologia, bem como das descrições etnográficas e históricas, a historiadora e antropóloga Léa Freitas Perez analisa suas imbricações no Brasil. Festa, religião e cidade: corpo e alma do Brasil, livro lançado pela Editora Medianiz, revisita a imaginação coletiva nacional sobre suas formas afetiva (festa), cultural (religião) e associativa (cidade), estabelecendo o vínculo entre esses três elementos decisivos para a vida em sociedade.

No primeiro ensaio, Por uma poética do sincretismo tropical, seu objetivo olhar o Brasil de forma diferente, realizando um exercício de reflexão e uma tomada de posição sobre as relações da sociedade brasileira com a modernidade, desconstruindo a concepção de que no país ela seja um projeto inacabado. Já o segundo, Para além do bem e do mal: um mundo novo nos trópicos, a autora se debruça sobre o empreendimento colonial português, desvelando suas motivações e suas construções. No terceiro, A constituição da rede urbana brasileira nos quadros da formação do mundo ocidental moderno, analisa uma faceta da obra colonial, a estruturação da cidade brasileira. No quarto, Dionísio nos trópicos, navega pelo multiverso festivo, articulando festa, religião e cidade. No quinto, Breves notas sobre a religiosidade brasileira, indaga-se sobre o caráter dessa religiosidade, sobre como ela fala sobre a sociedade em que vivemos e o povo que somos.
Como afirma Roberto Motta, da Universidade Estadual da Paraíba, no prefácio da obra, Léa Freitas Perez ocupa-se com aquilo que o próprio comentador denomina de “brasilodiceia”, ou seja, “a interpretação do Brasil, implicando valoroso esforço de entendimento da especificidade nacional”.

Sobre a autora - Léa Freitas Perez é formada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde concluiu em 1985 seu mestrado em Antropologia Social. Em 1993, terminou seu doutorado em Antropologia Social e Etnologia pela Ecole des Hautes Etudes en Science Sociales, em Paris. Coordenou a Comissão de Ensino da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), entre 2005 e 2008. Atualmente é professora associada III da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando nas áreas de sociologia, história e antropologia com ênfase em festa, religião e cidade, bem como o pensamento social brasileiro e teoria sociológica.


Título: Festa, religião e cidade: corpo e alma do Brasil
Autora: Léa Freitas Perez
Número de páginas: 204                   
Formato: 16 x 21,5 cm
Preço: R$ 38,00.

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2020 Gastrovia Turismo e Gastronomia