Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
AGENDA - GASTRONOMIA
Celebração da cerveja forte: Starkbierzeit 2012
de 01/07/2012 a 15/07/2012

Celebração da cerveja forte: Starkbierzeit 2012 começa em Julho, evento inédito no Brasil

 

Para difundir a cultura cervejeira alemã no Brasil, a Cervejaria Bamberg e a Abadessa trazem uma novidade para o calendário de Festas Cervejeiras, o Starkbierzeit 2012, conhecido também como o festival da cerveja forte

 

A Cervejaria Bamberg de Votorantim (SP) e a Abadessa de Porto Alegre (RS), cervejarias que seguem o estilo alemão de fabricar cervejas e a Lei Alemã de Pureza (Reinheitsgebot), trazem pela primeira vez ao Brasil, o Starkbierzeit (Strong Beer Time/ Temporada da Cerveja Forte), que acontece anualmente em Munique. As duas cervejarias se uniram para trazer um pedaço da cultura alemã e envolver os brasileiros na atmosfera de uma festa com muita história e significado.

 

Em Munchen, a temporada da cerveja forte é comemorada, tradicionalmente, nos últimos 15 dias de março, durante o Inverno, e dura cerca de duas semanas.
E como no Brasil o Inverno chega somente na metade do ano, a Bamberg e a Abadessa vão promover a Starkbierzeit nas duas primeiras semanas de Julho, entre os dias 01 e 15 de Julho.

 

A cerveja característica desta celebração é a Doppelbock. E para esquentar as noites de Inverno, nada como celebrar o Starkbierzeit com os choppes produzidos artesanalmente pelas cervejarias idealizadoras da festa. Durante o período festivo, vão ser servidos Doppelbock Bambergerator (8,0% Alc.) lançamento da Cervejaria Bamberg para o Inverno, e o Emigrator (7,2% Alc.), produzida desde 2006 pela cervejaria Abadessa.

 

As Doppelbocks são cervejas mais potentes que as Bocks, possuem coloração vermelha a marrom escuro chegando a preta, com predomínio da base de malte tanto no aroma como no sabor.  Tradicionalmente as cervejas do estilo Doppelbocks terminam com o sufixo –ator no nome.

 

A Starkbier é um estilo de cerveja que tem ligação histórica com os monastérios medievais da Idade Média, na Alemanha, pois era essa cerveja que nutria os monges da época no período de Quaresma. Quando o Papa ouviu falar sobre esses monges de Munique que bebiam esse estilo de cerveja (produzidas por eles mesmos) no período da Quaresma, ele ordenou que um barril da cerveja fosse enviado a Roma para que ele pudesse decidir se essa bebida havia violado a intenção do sacrifício da Quaresma.  No momento em que a cerveja chegou ao Vaticano, ela estava estragada e o Papa, após degustar a mesma, declarou que era tão horrível que ele decidiu que, se esses monges alemães queriam bebê-la, que assim o fizessem.  Com isso, mesmo agora, a Starkbier é a única bebida alcoólica autorizado pelo Vaticano para consumo durante a Quaresma.

 

Para participar dessa celebração histórica e brindar os festejos com a Bambergerator e a Emigrator, basta visitar um dos estabelecimentos que fazem parte da temporada da cerveja forte.
 

Starkbierfest 2012- (01 a 15 de Julho)
Rio de Janeiro: Boteco Colarinho
São Paulo: Empório Alto de Pinheiros (www.altodospinheiros.com.br).
Porto Alegre: Bier Market (www.biermarket.com.br), Vom Fass e Apolinário(www.apolinariobar.com.br)
Sorocaba: Cervejario
 

 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia