Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
AGENDA - TURISMO
Reitoria da Unesp em São Paulo recebe exposição de caricaturas
de 03/07/2012 a 13/07/2012

   São 22 personalidades do Estado da Paraíba das mais diversas áreas

A Reitoria da Unesp recebe de 3 a 13 de julho a exposição “Paraíba em Pessoa” do caricaturista Humberto Pessoa. São 22 imagens de personalidades do Estado, representando a cultura, a arte, o esporte e a política do Estado. Os trabalhos foram produzidos em papel, com lápis de cor, pastel seco e nanquim. No dia da abertura, o artista estará no local, das 12h às 12h30, fazendo caricaturas gratuitamente das pessoas que visitarem a exposição.

São retratados Ariano Suassuna, Assis Chateaubriand, Chico César, Elba Ramalho, Epitácio Pesoa, Fabio Gouveia, Genival Lacerda, Geraldo Vandré, Herbert Viana, Jackson do Pandeiro, João Pessoa, José Lins do Rego, Junior, Jurandy do Sax, Luiza Erundina, Marcelinho Paraíba, Mike Deodato Jr., Péricles Leal, Roberta Miranda, Shaolin, Sivuca e Zé Ramalho.

  

     

“A arte de caricatura consiste em lançar um olhar diferenciado sobre o real. Observar aquilo que pode ser exagerado, diminuído ou deformado em alguém quer dizer não só ver atentamente, mas interpretar, lançando, por meio da arte, uma diferenciação no gesto e no traço”, diz Oscar D’Ambrosio, curador da exposição.

Nascido em São Bernardo do Campo, Humberto Pessoa, desde 2003, participa de exposições e salões de humor gráfico, como o prestigiado Salão Internacional de Humor de Piracicaba, onde teve obras selecionadas em 2006 e 2009.

Pessoa oferece nesta jornada uma viagem por personalidades do Estado da Paraíba. “A importância da Unesp apresentar este trabalho é lembrar que não só ela é a universidade de todo o Estado de São Paulo pela sua abrangência regional, mas também recebe alunos e professores de todo o país e dissemina seu conhecimento na mais variadas regiões”, diz D’Ambrosio.

“Filho de paraibanos, desde que visitei o Estado de meus pais pela primeira vez me apaixonei por tudo: as prais maravilhosas, o sertão, as pessoas, a história”, diz Pessoa. “Motivado por tudo isso, resolvi que tinha que fazer algo para retribuir todo o carinho que recebo toda vez que vou lá.”

“Trabalhar com a caricatura é uma maneira alegre e responsável de homenagear pessoas que nasceram na Paraíba e se espalham por todo o Brasil devido ao seu talento nas mais diversas áreas do conhecimento, numa caminhada gradual e fascinante por conquistar um lugar na memória local e nacional”, finaliza o curador.

Exposição “Paraíba em Pessoa”
Caricaturas de Humberto Pessoa
Curadoria: Oscar D'Ambrosio
Data: de 3 a 13/07
Local: Reitoria da Unesp
Endereço: Rua Quirino de Andrade, 215, no Centro, em
São Paulo
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Informações pelo telefone (11) 5627-0327

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia