Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Pesquisa revela as maiores preocupações e indagações de chefs e fornecedores em relação ao setor gastronômico
13/07/2012

Danilo Zappalá

Questões sobre como melhorar a relação entre os pequenos produtores de qualidade e os chefs, como obter o apoio e os incentivos do governo municipal, estadual e federal para a gastronomia brasileira, como se preparar para receber a Copa e as Olimpíadas e lidar com as necessidades que esses grandes eventos requerem, quais as tendências do setor de gastronomia para a educação e desenvolvimento de fornecedores e como construir uma verdadeira identidade da cultura gastronômica brasileira foram destacadas por 100% dos entrevistados em pesquisa encomendada pela It Works Global Events.

Segundo Danilo Zappalá, sócio-diretor da It Works, “nos últimos anos a gastronomia brasileira vem ganhando e ampliando espaço nos mercados interno e externo. O surgimento de novos chefs, a valorização dos produtos e a procura por insumos nacionais, além do aumento das escolas e cursos superiores de gastronomia, bem como do poder aquisitivo da população brasileira tem despertado a procura por serviços e produtos gastronômicos”.

Esta pesquisa foi feita durante os meses de abril e maio de 2012, como parte do planejamento de um grande evento da empresa na área de gastronomia, que vai aproveitar o ritmo de Copa do Mundo e das Olimpíadas para falar também sobre a preparação do setor para receber estes dois grandes eventos. “A preocupação direta de alguns chefs é a democratização da sua cozinha para que haja uma cultura gastronômica voltada para o público brasileiro e também para que esteja preparada para a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil, que são o grande X da questão”, comenta Zappalá.

Outros assuntos levantados na pesquisa foram: a democratização da cultura da gastronomia no Brasil, o aproveitamento total dos produtos para evitar o desperdício, a valorização das equipes dos restaurantes e a necessidade de união da classe dos chefs e as barreiras criadas pela ANVISA como impedimento da importação estadual de matérias de primeira qualidade.

Público entrevistado:
Do total de 100 entrevistados, 75% são chefs de cozinha, donos, gerentes, diretores e administradores de grandes restaurantes e 25% são diretores, gerentes e coordenadores de grandes empresas da indústria alimentícia.

O Top Chefs Brasil, como será chamado, está programado para acontecer em março de 2013, em São Paulo, com data e local a ser definidos. Será o primeiro evento no país que vai discutir temas vitais para a gastronomia brasileira, com foco em administração e preparação para a Copa e Olimpíada, além de trazer inovações quando à matéria-prima, receitas e combinações. “Pretendemos trazer um evento de qualidade, com conteúdo exclusivo e alto investimento em tecnologia para trazer informações de ponta e conforto aos participantes, além de grandes nomes nacionais e internacionais da culinária”, conclui Danilo.

As atualizações sobre o evento serão divulgadas no site www.itworksglobalevents.com.br, pela página da empresa no facebook (facebook.com/itworksevents) e também via twitter (twitter.com/itwevents).

Pesquisa encomendada pela It Works Global Events - www.itworksglobalevents.com.br

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia