Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
AGENDA - TURISMO
Evento marca os 56 anos de lançamento do Primeiro Carro de Passeio de Fabricação Brasileira
de 14/09/2012 a 30/09/2012

 

O Campinas Shopping receberá, de 14 a 30 de setembro, na entrada do ponto de ônibus, uma Exposição de Romi-Isettas, o primeiro veículo fabricado em série no Brasil e que comemora 56 anos esse mês. Na mostra, os visitantes poderão conhecer dois modelos do carro, pertencentes à colecionadores da região e também ler em painéis informativos um pouco de sua história. A entrada é franca.

O Romi-Isetta foi lançado oficialmente em 5 de setembro de 1956, na ocasião, uma caravana composta pelos primeiros 16 carros fabricados no Brasil seguiu pelas principais ruas de São Paulo. Ao todo, foram produzidos 3.000 exemplares do Romi-Isetta em território nacional. Produzido de 1956 a 1961, o Romi-Isetta é considerado o primeiro carro de passeio de fabricação brasileira. O veículo foi desenvolvido pela Indústrias Romi SA, fundada em 1930 por Américo Emílio Romi e Carlos Chiti, em Santa Bárbara d´Oeste. A Romi buscou na Itália o projeto do Iso Isetta, desenvolvido pelo engenheiro aeronáutico Ermenegildo Preti e seu colaborador Pierluigi Raggi para a empresa italiana Iso s.p.a, de Milão.

Para o superintendente do Campinas Shopping, Vilmar Verdade, a exposição chama a atenção do público por apresentar a história de um importante marco brasileiro. “É importante mostramos ao público que o Brasil tem uma participação muito grande na história automotiva mundial. A exposição possui muitas informações legais, que ficam completas com a presença dos modelos do Romi-Isetta”, afirma Verdade.

O Romi-Isetta incorporou conceitos tecnológicos de aviação e aerodinâmica muito avançados, e possui várias características marcantes, como estilo único (assinado pelo designer italiano Giovanni Michelotti); a porta frontal única; o motor transversal localizado entreeixos e dimensões extremamente compactas, que conferem ao veículo notável agilidade, aliada a consumo de combustível muito reduzido. O Romi-Isetta pode transportar 2 adultos e uma criança, atinge velocidade máxima em torno de 85 km/h e tem consumo de 25 km/l.

Serviço
Exposição de Romi-Isettas

Data: 14 a 30 de setembro
Horário: das 10h às 22h
Local: Entrada do ponto de ônibus - Campinas Shopping
Endereço: Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940 - Jardim do Lago – Campinas
Mais informações: www.campinasshopping.com.br.

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia