
Nascida no dia 29 de junho de 1931 em Bauru, cidade do interior do estado de São Paulo, Palmira Nery da Silva Onofre - a vovó Palmirinha, carrega em seus livros de receitas muitas dicas de culinária. Já em seu currículo, uma história de luta, realizações e sucesso.
Para sustentar as três filhas, Palmirinha se dedicou a culinária, começou a fazer doces e salgados e a vendê-los nas ruas da cidade. A dedicação fizeram das receitas, um sucesso. O que ela não sabia era que a vida se encarregaria de levá-la à lugares antes nunca imaginados, como a televisão.
Foi convidada a participar de um programa de televisão, que apresentava como tema “Criei meus filhos sozinha”, e tinha o intuito de mostrar mulheres batalhadoras, que sozinhas, encontravam nos filhos a força para o trabalho e para superar as dificuldades do dia-a-dia.
Nascia então a vovó mais conhecida do país. Palmirinha começou a receber vários convites de trabalho. Iniciou na TV Record, passou pela Gazeta, fez programas como o Mulheres, Pra Você e TV Culinária. Saiu da emissora em 2010 e agora retorna à telinha no Bem Simples, programa sobre culinária, exibido pela FOX – canal a cabo. Acompanhada por seu boneco Guinho, a vovó mais querida do Brasil, faz questão de dividir suas receitas e dicas especiais com os “netinhos” de todo o país.

Vovó Palmirinha fala com exclusividade ao Gastrovia e dá uma receita mais que especial
Gastrovia: A doçura no olhar e a praticidade dos pratos elaborados, ajudaram a conquistar uma legião de fãs. Tornando-a uma das culinaristas mais amadas do Brasil. Como divide seu tempo entre a família e os compromissos profissionais?
Vovó Palmirinha: A minha família sempre me apóia em tudo o que faço. A minha filha Sandra sempre me acompanha nas gravações. Há sempre um tempo para os meus familiares e quando estou longe das gravações, procuro a companhia das minhas filhas e dos meus netos.
Gastrovia: Na sua família alguém herdou o dom da culinária?
Vovó Palmirinha: Sim, a minha filha Tânia cozinha muito bem e adora inventar coisas na cozinha.
Gastrovia: Com o estilo bem definido “faça você mesmo”, sempre dá dicas e receitas de forma simples e prática. Essa é sua preferência gastronômica ou gosta de inovar seu cardápio com pratos mais sofisticados?
Vovó Palmirinha: Criar uma receita é muito bom. Melhor ainda é poder ensinar as pessoas de uma maneira simples para que possam aprender a melhor forma de fazer uma receita. É uma questão de jeito. Às vezes, quando vou comer em um restaurante, só o fato de provar um prato, já estou trabalhando. Busco muita inspiração em livros antigos de receitas que tenho. E assim, começo a criar novas receitas.
Gastrovia: É fato que todas as pessoas têm um “sabor da infância”, recordação de um aroma, de um sabor, de uma comida de Vó, qual o seu?
Vovó Palmirinha: Desde pequenininha sempre fui muito curiosa e minha mãe, como boa cozinheira, me colocava para mexer nas panelas. E foi lá no sítio dos meus pais em Bauru que eu aprendi os primeiros passos de uma boa cozinheira. Lembro como se fosse hoje: o cheirinho do pão do sítio, o bolo de fubá, o fogão a lenha...
Gastrovia: Com tantos anos de carreira, você ainda cozinha profissionalmente ou se dedica exclusivamente ao site, livros de receitas e seu programa de TV?
Vovó Palmirinha: Hoje o meu tempo é para ensinar as receitas às minhas amiguinhas no Programa da Palmirinha no Canal Bem Simples e me dedicar ao site.
Gastrovia: Como encara o desafio de apresentar o “Programa da Palmirinha” no Bem Simples, um canal fechado e com o perfil de público diferente do habitual de outros canais que você já trabalhou?
Vovó Palmirinha: Tenho uma equipe maravilhosa que sempre me acompanha e me deixa bem à vontade para fazer as minhas receitas. Além disso, amo o que faço e isso torna tudo mais fácil.

Lá em casa
-
Palmirinha em poucas palavras: uma pessoa simples que acredita na realização dos sonhos.
-
Prato preferido: a deliciosa comida italiana.
-
Cozinhar é: uma arte, não me vejo fazendo outra coisa.
-
O que não pode falar na sua cozinha: produtos de boa qualidade e muito amor.
-
Uma experiência para lembrar: o primeiro programa que gravei na FOX, no Canal Bem Simples. Fiquei muito emocionada.
-
Uma receita inesquecível: o bolo de chocolate melecado que os meus netos adoram até hoje.
-
Livro “de cozinha”: um livro antigo de receitas que ganhei de herança da minha mãe.
-
Dica Gourmet: não é a quantidade de tempero que deixa uma receita saborosa, mas a qualidade do tempero.
Receita:

Queijadinha de casquinha
Por: Palmirinha Onofre
Rendimento: 20 porções
Para a massa
-
2 xícaras de farinha de trigo
-
100 g de manteiga
-
1 ovo
-
2 colheres de sopa de açúcar
Para o recheio
-
250 g de coco ralado
-
3 gemas
-
1 lata de leite condensado
-
½ xícara de açúcar
-
1 colher de sopa de manteiga
Para a massa
Em um recipiente, coloque a farinha, a manteiga, o açúcar e o ovo levemente batido.Mexa com as mão para que todos ingredientes se agreguem. Sove até a massa ficar homogênea. Deixe descansar na geladeira por 20 minutos.
Abra porções da massa nas forminha de empadinha, de maneira que fique bem fininha.
Empregue o recheio.
Leve ao forno pré-aquecido a 180C por 20 a 25 minutos.
Para o recheio
Em uma panela, coloque o leite condensado, o açúcar, o coco ralado, as gemas e a manteiga ou margarina. Cozinhe por alguns minutos.
Receita apresentada no programa da Palmirinha - canal Bem Simples
Assista o Programa da Palmirinha
canal 81 Bem Simples
Quartas-feiras às 22:05h
Site Palmirinha: www.vovopalmirinha.com.br
GOSTO MUITO DO PROGRAMA DA PALMEIRINHA, ELA É MARAVILHOSA, TENHO ELA COMO UMA AVÓ.
Adoro palmerinha realmente só da saudades da minha Avó (Maria).Gostaria da receita de empada do dia 29/09/2013 não estou conseguindo localizar. Obrigado cida
oi Palmirinha, adoro vc. eu queria saber se o coco é fresco ou pode ser de saquinho. bjs.
OI AMADA TE ADORO DE PAIXAÕ, GOSTARIA DA RECEITA DO PASTELAÕ DO DIA 16 04 E D QUELE SUCO MARAVILHOSO
MORO EM PORTO ALEGRE RS QUANDO VIERES AO SUL ME AVISA QUERO MUITOOOOOOOO TE CONHECER BJOS MIL