Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Janela de Cinema rende homenagem a grandes clássicos nos 60 anos do Cine São Luiz
19/10/2012

O festival Janela Internacional de Cinema do recife, idealizado pelo cineasta Kléber Mendonça Filho (O Som ao Redor), chega à sua quinta edição consolidado como uma das mais relevantes mostras do país e atual vitrine curatorial do cinema de autor. A programação da quinta edição, de 9 a 18 de novembro, é inspirada pelos louváveis 60 anos do Cine São Luiz, um dos mais antigos palácios de exibição do Brasil, e rende homenagens aos clássicos, numa aguardada seleção em película e digital, inclusive com algumas cópias restauradas de filmes inesquecíveis como Laurence da Arábia (Lawrence of Arabia, 1962) - a mesma fita exibida em Cannes - e O Leopardo (Il Gattopardo, 1960).

A sala, inaugurada em 1952 pela família Severiano Ribeiro, foi restaurada pelo Governo de Pernambuco em 2010.  Situado às margens do Rio Capibaribe e na cabeceira da Ponte Duarte Coelho, o São Luiz tornou-se um dos mais emblemáticos cinemas do Recife, com exibição em cine-teatro. Verdadeiro palácio, tem um das mais ricas concepção artística e arquitetônica, com seus vitrais laterais emoldurando a tela grande. Persiste como história viva da cidade, sendo um dos últimos cinemas de rua do país.

“Foi o majestoso Cinema São Luiz, no centro da cidade, que inspirou os que fazem o Janela Internacional de Cinema do Recife a abrir um espaço, agora cativo no festival, para exibir grandes clássicos do cinema. Acreditamos que, além de mostrar e discutir o que há de mais novo na produção audiovisual um festival também deve olhar com muito amor para o passado”, aponta o produtor Kléber Mendonça Filho.

O Janela Internacional de Cinema do Recife traz dez grandes entre os grandes: O Leopardo, Rastros de Ódio, Psicose, Lawrence da Arábia, A Noviça Rebelde, Taxi Drive, The Thing (Carpenter), Veludo Azul.

De 9 a 18 de novembro, entre sessões no São Luiz e no Cinema da Fundação, passam ainda sessões especiais como o programa dedicado A Quinzena de Realizadores (Cannes) com a presença do curador Laurence Raymond. É um evento já integrado ao calendário cultural da cidade, aguardado por seu público fiel e grande repercussão local e nacional. Com uma programação com obras raras e/ou inéditas, a mostra é reconhecida pela sua curadoria apurada. A cada edição, cerca de 750 cineastas inscrevem seus filmes para exibir no Janela. A média de espectadores ultrapassou a marca de 10 mil pessoas.

Dez clássicos do Janela
1- Rastros de Ódio (The Searchers - 1956, 119’), de John Ford 
[EUA, 1956, 119', cor, 35mm exibido em DCP - R: Frank S. Nugent, Alan Le May / P: Merian C. Cooper, Parick Ford, C. V. Whitney/ E: John Wayne, Jeffrey Hunter, Vera Miles]
Veterano do exército confederado tem sua vida transformada ao ver a família massacrada e a sobrinha raptada por Comanches. O Western por excelência, clássico absoluto que une as imagens de John Ford ao rosto de John Wayne. Exibido em DCP.

2- O Leopardo (Il Gattopardo - 1960, 187’), de Luchino Visconti - Versão restaurada
[Itália - cor, 35mm exibido em DCP - R: Suso Cecchi D’Amico, Pasquale Festa Campanile, Enrico Medioli, Massimo Franciosa, Luchino Visconti/ P: Giuseppe Rotunno/ E: Burt Lancaster, Claudia Cardinale, Alain Delon]
Sicília, durante o período do "Risorgimento", o conturbado processo de unificação italiana. O príncipe Don Fabrizio Salina (Burt Lancaster) testemunha a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia. Suntuoso, grandiloquente e intimista, as cores são espectaculares. Cópia restaurada 2011. Exibido em DCP.

3- Psicose (Psycho - 1960, 109’), de Alfred Hitchcock
[EUA - P&B, 35mm exibido em DCP - R: Joseph Stefano/ P: Alfred Hitchcock/ E: Anthony Perkins, Vera Miles, John Gavin, Janet Leigh]
O mestre do suspense enriqueceu o vocabulário do medo e do terror com esse thriller que inspirou 1000 outros filmes. Secretária rouba 40 mil dólares para se casar. Durante a fuga, vai parar num velho motel onde é atendida pelo jovem dono, Norman Bates. Clássico hitchcockiano dispensa maiores apresentações. Cópia restaurada, exibido em DCP.

4- Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia - 1962, 222’), de David Lean
[EUA - cor, 35mm exibido em DCP - R: Robert Bolt/ P: Sam Spiegel, David Lean/ E: Peter O'Toole, Anthony Quinn, José Ferrer, Omar Sharif, Alec Guinness]
Projeção especial de 50 anos. Reflexão de proporções épicas sobre o militar britânico de personalidade peculiar e suas andanças espectaculares nas Arábias. Um dos grandes clássicos da Tela Grande, recentemente restaurado e nunca visto antes com tamanha clareza. Para comemorar os 50o. aniversário do épico de David Lean, a Sony/Columbia Pictures restaurou os negativos 65mm do filme para uma nova versão cintilante com tecnologia 4K. Essa versão estreou no Festival de Cannes, esse ano.  Exibido em DCP.

5- A Noviça Rebelde (The Sound of Music - 1965, 172’), de Robert Wise
[EUA - cor, 35mm exibido em DCP - R: Ernest Lehman/ P: Robert Wise, Saul Chaplin/ E: Julie Andrews, Christopher Plummer, Eleanor Parker]
Na Áustria dos anos 30, uma noviça que não consegue seguir as rígidas normas do convento, vai trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp, que tem sete filhos. Sucesso popular sem precedentes teve carreira de meses no Cinema São Luiz, no ano de 1966. Em DCP.

6. Tubarão (Jaws - 1975, 124'), de Steven Spielberg
[EUA - cor, exibido em DCP - R: Peter Benchley, Carl Gottlieb/ P: David Brown, Richard D. Zanuck/ E: Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss]
Em comemoração aos 100 anos do estúdio Universal. Um grande tubarão branco começa a comer os turistas na praia de Amity. O xerife local pede ajuda a um ictiologista e a um velho pescador para caçar o animal. Outro exemplar sensacional do entretenimento bem filmado, atuado e montado, clássico do medo e do suspense e um dos grandes filmes de Spielberg. Exibição especial em cópia restaurada 4K que estreou esse ano no Festival de Cannes. DCP.

7- Taxi Driver (1976, 114’), de Martin Scorsese
[EUA - cor, 35mm exibido em DCP - R: Paul Schrader/ P: Phillip M. Goldfarb, Julia Phillips, Michael Phillips/ E: Robert De Niro, Jodie Foster, Cybill Shepherd]
TTravis Bickle, um veterano da guerra do Vietnã, é taxista nas noites de Nova Iorque. Numa mistura de revolta e impotência, compra quatro armas e parte numa cruzada violenta pela cidade. Palma de Ouro em Cannes, Taxi Driver é um desses filmes míticos sobre viver numa cidade, e assinatura eterna de Scorsese, De Niro e do roteirista Paul Schrader.  Exibido em DCP.

8- O Enigma de Outro Mundo (The Thing - 1982, 109’), de John Carpenter
[EUA - cor, 35mm exibido em DCP - R: Bill Lancaster/ P: David Foster, Larry Franco, Wilbur Stark, Lawrence Turman, Stuart Cohen/ E: Kurt Russell, Wilford Brimley, Keith David]
30 anos atrás, a melhor safra do cinema fantástico foi lançada no verão americano de 1982, com filmes marcantes no gênero como Blade Runner, Tron, Videodrome, E.T., Mad Max 2, Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan, Poltergeist e O Enigma do Outro Mundo. Destacamos esse último, talvez o menos visto, e um dos grandes filmes de John Carpenter. Um grupo de cientistas trabalha numa estação na Antártica e descobre restos alienígenas na neve. Descongelada, a criatura mutante descarrega sua fúria, espalhando o terror e tornando-se cada um deles. Um dos grandes filmes de horror do cinema, visto na tela grande a experiência é sem igual. Exibido em DCP.

9 - O Sacrifício (Offret - 1986, 149’), de Andrey Tarkovsky
[FRA, SWE, UK - cor, 35mm - R:Andrey Tarkovsky/ P: Anna-Lena Wibom/ E: Erland Josephson, Susan Fleetwood, Allan Edwall]
Para celebrar os 80 anos de Andrei Trakovsky, uma sessão especial de O Sacrifício, o filme de adeus desse grande poeta do cinema.  Às vésperas da III Guerra Mundial, um homem acha uma forma de evitar o fim do mundo fazendo, ele mesmo, um sacrifício. Exibido em 35mm, cópia sueca.

10. Veludo Azul (Blue Velvet - 1986, 120’), de David Lynch
[EUA - cor, exibido em DCP - R: David Lynch/ P: Fred Caruso, Richard Roth / E: Isabella Rossellini, Kyle MacLachlan, Dennis Hopper, Laura Dern]
Um jovem descobre aos poucos a existência de um submundo sinistro na sua idílica cidade do meio-oeste americano. David Lynch e seu mundo fascinante, num thriller também sem igual nos registros de cinema. Exibido em 35mm.

Serviço:
V Janela Internacional de Cinema do Recife

Data:  9 a 18 de novembro
Local: Cine São Luiz e Cinema da Fundação - Recife/PE
Patrocínio: Funcultura/Governo de Pernambuco
Realização: Cinemascópio Produções Cinematográficas.

                          

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia