Viajar é muito bom... É tudo de bom!
Se for viajar pelo Brasil ou para o exterior esteja preparado para novas experiências, sabores variados e diferentes culturas.
Como dissemos na matéria de 12/7, cultura deve ser respeitada e não criticada. Portanto, conheça antes o país ou cidade que vai visitar através de sites, como o Gastrovia, sites de turismo local, institucional etc, para evitar constrangimentos e aproveitar a viagem compreendendo e valorizando o diferente.
O turista brasileiro é conhecido no mundo pelo seu comportamento descontraído e “informal”. O que não é defeito, mas às vezes este comportamento atrapalha o bom relacionamento ou desrespeita o local. A imagem que se passa é de um turista mal educado. Para evitar embaraços desnecessários, selecionamos algumas dicas:
-
Não faça do seu café da manhã, seu futuro almoço. Sirva-se tanto quanto quiser e coma o que lhe apetecer no momento. A falta de postura está em levar frutas, iogurtes, sanduíches, bolos etc. para serem consumidos mais tarde.
-
Enriqueça sua cultura gastronômica experimentando pratos e sabores típicos da região/país que está visitando. A curiosidade em saber mais sobre o alimento(prato) faz você ganhar pontos. Agradam os nativos que orgulhosos lhe explicam com detalhes.
-
Se for conhecer um templo de qualquer crença esteja adequadamente vestido (a). Sabemos que em alguns lugares como estes lhe são fornecidos aventais, chinelos, etc. Vista-os, mas não se esqueça de devolvê-los na saída. O silencio é primordial nestes lugares de meditação e oração. Fotos, somente nos lugares permitidos. Logo, observe os avisos na entrada que podem estar escritos em várias línguas ou por meio de sinais ilustrativos.
-
No Hotel mostre que é um turista cidadão e preocupado com o meio ambiente. Os hotéis, hoje, engajados no movimento de sustentabilidade, colocam avisos facultando ao hospede a troca de lençóis e toalhas. A colaboração do turista contribui para o sucesso deste objetivo. Os cuidados devem ser estendidos na atenção de deixar as torneiras fechadas.
No mais, aproveite cada instante de sua viagem curtindo uma boa companhia e tudo que o local pode lhe oferecer. Mais detalhes, leia o “capítulo” Cidadania e Responsabilidade Social – do Livro Respeito é bom e todo mundo gosta. (Ética e etiqueta nas relações pessoais e profissionais) - Ed Paulinas 2011.
Boa Viagem!
Adélia Ribeiro, Liana Artissian, Ruth Cronemberger