A azeitona é o fruto das oliveiras, delas produzimos o azeite. A cor do fruto depende, além da espécie, do seu grau de maturidade. No começo todas são verdes, depois, à medida do amadurecimento, suas cores vão mudando - de tons acastanhados para os roxos até chegar à cor preta. Quando atinge essa tonalidade, significa que está madura. O sabor e o aroma das azeitonas mudam em cada fase de maturação. Há variedades que são melhores quando colhidas verdes e outras quando maduras. Muito usada em pratos salgados, como maioneses, farofas, arroz temperado, pizzas, tortas, lanches, aperitivos, saladas, peixe, carne bovina, aves, molhos, massas etc.
A Espanha é o maior produtor de azeitonas, há centenas de variedades, não consumidas logo após colhidas por conta do amargor, para o consumo deve ser curada com salmora, azeite ou água, o que pode interferir no sabor dependendo do ingrediente.
alguns tipos
Azeitonas Verdes:
Gordal: como o nome já diz é uma azeitona graúda produzida na Espanha é bastante carnuda e suculenta.
Manzanilla: orginalmente da Sevilha, são azeitonas grandes, perfeita para o martini, normalmente são vendidas recheadas.
Picholine: com bastante polpa são excelentes para aperitivos.
Recheadas: é comum encontramos azeitonas verdes recheadas de pimentão, outras variações formam uma combinação deliciosa, como alcaparras, alici, cebola,limão ou aipo.
Azeitona Pretas
Chilena: é a mais conhecida das azeitonas pretas.
Portuguesa: miúda é a preferida para o preparo do Bacalhau.
Californiana: de cor preto intenso, é bastante saborosa.
Tanche: de Provença, os frutos são pequenos, roliços e opacas.
Taggiasca: com o sabor frutado é ideal para drinks.
Niçoise - Coquillos: com notas de nozes, de fruto pequeno paracido com a portuguesa, é ideal para pratos provençais.
Kalamata: de origem grega e um sabor incomparavél, com notas frutadas são ideais para cozinhar .