Turistas, cientistas, astrólogos, jornalistas e curiosos do mundo inteiro vão se reunir na Austrália, na semana que vem, para acompanhar o eclipse total do sol. Segundo o Tourism Australia, são esperadas 60 mil pessoas em Cairns, Port Douglas e Atherton, na costa leste do país, onde o fenômeno foi visto pela última vez há 1.300 anos.
Muitos hotéis já estão lotados, navios de cruzeiros serão ancorados em Cairns e balões ficarão no ar de Atherton. Festivais de música, comida e entretenimento, como o Eclipse 2012 Festival e o Port Douglas Eclipse Festival agitam a região até a semana seguinte.
O eclipse terá início exatamente uma hora depois de amanhecer o dia 14 de novembro na Austrália. Às 6h38, a escuridão tomará conta do dia deixando o céu iluminado apenas pelas estrelas por quase dois minutos. O curto período será registrado por diversos especialistas, incluindo cientistas da NASA, que vão fazer imagens de fora do Planeta e transmitir o eclipse ao vivo pelo site oficial e redes sociais.
Outros grupos de estudos sobre comportamento dos animais e astrologia, por exemplo, buscarão no fenômeno experiências emocionais. Os esportistas também terão seu momento, a Solar Eclipse Marathon, em Port Douglas, com largada definida com o reaparecimento do sol.
Mais informações sobre o eclipse nos sites:
www.eclipse2012.org.au e www.eclipse2012.org.au
Para planejar sua viagem, acesse: www.australia.com/pt-br/.