Festival Música em Trancoso 2013 inaugura anfiteatro permanente, de concepção inédita no País
Lançado com sucesso em 2012, como iniciativa pioneira no País, por sua localização, abrangência sociocultural e qualidade da programação musical, o Música em Trancoso 2013 chega à segunda edição (23/2 a 2/3) com a inauguração do seu grande símbolo da sustentabilidade: um anfiteatro definitivo, construído no alto do canyon do litoral de Trancoso, sul da Bahia, em perfeita harmonia com a paisagem, um dos cenários mais deslumbrantes da costa brasileira.
Em uma arrojada construção, o anfiteatro tem uma superposição de plateias, de 1.100 lugares cada, e se transformará em um Centro Cultural, com atividades artísticas e socioeducativas abertas à comunidade, na baixa temporada.
A grande aceitação do público na primeira edição, que lotou a plateia todas as noites, e o impacto na comunidade da região, presente aos espetáculos e demais atividades do festival, levaram os idealizadores do Música em Trancoso a apostar numa ação ainda mais ousada: a construção de um anfiteatro permanente de grandes proporções, decisão tomada imediatamente após o término do festival de 2012. “O público, os artistas e a comunidade de Trancoso pediram isso, nos dando a certeza que o evento reunia condições de ser uma ação sustentável”, afirma Carlo Lovatelli, presidente do Música em Trancoso, e um de seus idealizadores.
Em 2012, um público estimado em sete mil pessoas, entre integrantes da comunidade e visitantes, assistiu aos oito dias de concertos em um anfiteatro montado junto às falésias, então com capacidade para 800 lugares. Os ingressos se esgotaram rapidamente. E cerca de 700 alunos de escolas públicas da região tiveram diariamente aulas de música com integrantes da Neojiba (Orquestra Juvenil da Bahia) – diante do interesse despertado entre crianças e jovens, alguns músicos continuaram com as aulas por dois meses seguintes. Para 2013, a expectativa é reunir 10 mil pessoas, um crescimento de público de 53%, comparado ao ano anterior, além de aumentar significativamente a participação dos alunos de escolas da região e de estudantes de música de todo o País.
Programação
23 e 24.2 – Concerto com ORQUESTRA JUVENIL DA BAHIA - regência de RICARDO CASTRO.
Solistas:
RÜDIGER LIEBERMANN, violino
WALTER KÜSSNER, viola
WALTER SEYFARTH, clarineta
EDICSON RUIZ, contrabaixo
MARTIN SNELL, baixo barítono
KATHRIN HILDEBRANDT, mezzo soprano
25/2 – Bossa Nova com
CESAR CAMARGO MARIANO, piano
SIZÃO MACHADO, contrabaixo
THIAGO RABELLO, bateria
NAILOR PROVETA, saxofone
WALMIR GIL, trompete
ANTHONY WILSON, guitarra
26/2 – Jazz com DAVID GAZAROV TRIO
DAVID GAZAROV, piano
ROCKY KNAUER, contrabaixo
GUIDO MAY, bateria
27/2 – Música de Câmara - Músicos a confirmar
28/2 – Jam Session
01 e 02/3 – Concerto com ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO DE SÃO PAULO sob a regência de CLAUDIO CRUZ. Solistas:
RÜDIGER LIEBERMANN, violino
WALTER KÜSSNER, viola
LEONARD ELSCHENBROICH, violoncelo
BENOIT FROMANGER, flauta
CESAR CAMARGO MARIANO, piano
FAUSTO REINHARDT, tenor
MELINDA PARSONS, soprano
MASTERCLASSES – (horário a definir)
Instrumentos
23, 24, 26, 27, 28.2 e 1.3: violino, viola, contrabaixo, flauta, clarineta e piano
26, 27, 28.02 e 1.3: violoncelo
Canto
23.2. – Martin Snell, baixo-barítono
24.2. – Kathrin Hildebrandt, mezzo-soprano
26.2. – Fausto Reinhardt, tenor
27.2. – Melinda Parsons, soprano
Iniciação musical – 14 músicos da Orquestra Juvenil da Bahia darão aulas de iniciação musical nas escolas, sendo quatro instituições de Trancoso e três de Arraial D’Ajuda. As aulas serão de 25.2 a 28.2, no período da manhã.
Reservas de ingresso (até quatro pessoas, por concerto) e as inscrições para as masterclasses podem ser feitas pelo site www.musicaemtrancoso.org.br, pelo telefone (73) 3668-1487/ 2177 ou pessoalmente, na Rua do Telégrafo, 385 – MCPC 248, em Trancoso.