Existem destinos turísticos que no inverno se tornam ainda mais charmosos e atraentes, tanto pelo frio quanto pelas atrações que a cidade oferece nesta temporada. Porém, tem um destino em especial, que para mim é cativante o ano todo, de janeiro a dezembro, em qualquer estação: Monte Verde. Para quem ainda não conhece, vale muito a pena conhecer.
Segundo o site MonteVerde.com.br, os pioneiros a habitar o distrito de Monte Verde, ainda hoje pertencente ao município de Camanducaia, foram Verner Grinberg e sua esposa dona Emília. O sobrenome da família deu o nome à cidade: “grin”, verde, e “berg”, monte.
Na Serra da Mantiqueira em Minas Gerais e a apenas 170 km de São Paulo, Monte Verde é um local simplesmente encantador, bastante frequentado por casais em Lua de Mel e no inverno. Com construções em estilo europeu, o grande charme desta vila, está estampada em seus diversos restaurantes, praças, galerias e pousadas. São diversas opções de comércio para adquirir ainda artigos típicos de Minas Gerais, como queijos, doces em compota, vinhos e chocolate, tudo feito com muito carinho pelas mulheres locais.
Além de ser extremamente romântica, Monte Verde tem uma rusticidade embutida em cada detalhe da vila, encantando por seu artesanato e seus pequenos restaurantes que servem desde uma deliciosa comida típica mineira aos deliciosos fondues de carne, queijo e chocolate. Sem falar nos rodízios de sopa que são uma poesia para o paladar de qualquer pessoa.
Para quem gosta de esportes, em Monte Verde é possível fazer passeios a cavalo, moto, trenzinho, bicicleta, monomotor, quadriciclo e jipe. Para os aventureiros de plantão, agências oferecem serviços como rafting, tiroleza, trilha, escaladas, arvorismo, montain bike e motocross. Ou seja, desde crianças, adolescentes, recém-casados, idosos, Monte Verde está sempre pronta para receber todas as pessoas, independente da idade.
Com mais de 150 pousadas e ainda hotéis de luxo, difícil é decidir onde se hospedar. Os preços variam muito e é preciso pesquisar se você deseja economizar. Sugiro que você pense em economia em outro momento, não nesta viagem, afinal as pousadas oferecem uma infinidade de serviços e quanto maior o preço, melhor é a qualidade do local como um todo, incluindo neste quesito o café da manhã e as instalações como lareira, aquecedores a gás e de toalhas e camas king size, indispensáveis no friozinho de lá. Posso com muita prerrogativa indicar uma pequena pousada localizada em um dos pontos mais altos de Monte Verde, chamada Pousada Alto da Neblina. Lá o tratamento é pessoal, os chalés decorados com todo capricho, além de uma comida fantástica.
Na época do natal a vila de Monte Verde é invadida pela sua decoração recheada de Papai Noel puxado por renas em seu trenó e uma iluminação diferenciada e alegre. Além disso, também é realizado no local o Festival de Natal, com uma programação bastante diversificada, como corais cantando clássicos natalinos ao entardecer. A casa do Papai Noel encanta desde crianças aos adultos.
A desvantagem que a vila possui é que no mês de janeiro chove muito, e por não ser asfaltada, fica com muita lama. Os caminhos que levam vocês até as pousadas algumas vezes ficam fechados, por isso, sempre antes de por o pé na estrada em direção à Monte Verde, veja a previsão do tempo. #ficaadica
Espero que vocês gostem deste lindo lugar e quem já foi, está mais do que convidado a comentar este artigo. Um abraço a todos e até a próxima.
Fernanda Rodrigues
Imagens
Fonte: Disponível em http://www.maxtemporada.com.br/Temporada/Detalhes.aspx?IdAnuncio=2118
Fonte: Disponível em http://www.vitrinenews.com.br/vitrine/index.php?option=com_content&view=article&id=2346:monte-verde-mg&catid=7:nacional&Itemid=59
Fonte: Disponível em http://www.maxtemporada.com.br/Temporada/Detalhes.aspx?IdAnuncio=2118
monte verde e simplesmente maravilhosa estive la no mes de dezembro e vi pessoalmente ela toda enfeitada e linda comida muito boa , vinhos maravilhosos e um lugar para se encantar e voltar com certeza