Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Monumentos cariocas ganham mosaicos de QR code esculpidos em pedra portuguesa
28/01/2013


Promover o turismo na cidade do Rio de Janeiro combinando elementos de sua tradição histórica e alta tecnologia são os principais objetivos do projeto QRio, que foi lançado na ultima sexta feira  (25/01), na praia do Arpoador. Criado pelo Grupo Máquina PR e a agência de design e tecnologia digital Zóio para a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, o QRio consiste na instalação de painéis de QR code – entalhados em pedra portuguesa – em 30 atrações turísticas da cidade, como monumentos, praças e praias.  O visitante também poderá acessar informações sobre 30 pontos turísticos diretamente pelo smartphone ou tablet

O QRio foi desenvolvido com a proposta de disseminar, de maneira simples, conhecimento e cultura sobre as belezas cariocas. A alternativa encontrada para isso foi a criação de um conteúdo online que pudesse ser acessado pelo visitante diretamente no smartphone ou tablet por meio de um QR code. Nesse conteúdo, ele encontra informações sobre o ponto turístico, além de fotos e curiosidades.

QR code É uma tecnologia semelhante à utilizada nos códigos de barras, mas com potencial de armazenamento de informações maior. Após decodificado por um leitor, disponível na grande maioria das câmeras de smartphones e tablets, redireciona o acesso à informação publicada em um site.

A vocação turística do Rio é indiscutível. De acordo com dados do Ministério do Turismo, em 2012, cerca de dois milhões de visitantes vindos de outros países desembarcaram na cidade. “Somado ao volume de turistas brasileiros, temos um grande potencial de utilização desta ferramenta”, destaca o secretário de conservação e serviços públicos Marcus Belchior Corrêa Bento.

Ao longo de 2013, 30 pontos da cidade receberão os painéis de QR Code. Na primeira etapa do projeto, serão lançados os cinco primeiros pontos, começando pelo Arpoador e Leblon, e em seguida Leme, São Conrado e Barra da Tijuca.

Os pontos que ganharão os painéis de QR Code:
1. Arpoador
2. Leblon
3. Leme
4. São Conrado
5. Barra da Tijuca
6. Corcovado
7. Sambódromo
8. Pão de Açúcar
9. Ipanema
10. Pista Cláudio Coutinho (Urca)
11. Arcos da Lapa
12. Monumento aos Mortos / Aterro do Flamengo
13. Praça Paris
14. Mestre Valentim
15. Praça XV - D Pedro I
16. Drummond
17. Caymmi
18. Bellini
19. Zózimo
20. Gonzagão / Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas
21. Curumim / Lagoa Rodrigo de Freitas
22. Quinta da Boa Vista
23. Vista Chinesa
24. Chafariz em frente ao MAM
25. Chafariz das Três Mulheres
26. Parque Madureira
27. Relógio da Glória
28. Jardim Botânico
29. Praça Tiradentes
30. Obelisco da Rio Branco

Além da integração de alta tecnologia com a vocação turística da capital fluminense, a conscientização sobre sustentabilidade é outra frente explorada pelo projeto, uma vez que também serão utilizados materiais reciclados na composição dos painéis. Para isso, estão sendo estudadas parcerias com entidades que se destaquem no reaproveitamento de materiais, na coleta seletiva e estímulo às boas práticas de sustentabilidade. 
 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia