A Páscoa 2013 se aproxima e deliciosas novidades estão saindo da fôrma para atender ao gosto de todos os apaixonados por chocolate, em especial pelos tradicionais Ovos de Páscoa. Ao todo, 11 empresas do setor apresentaram, nesta terça-feira, 29 de janeiro, no Salão de Páscoa organizado pela ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), em São Paulo, mais de 100 lançamentos que começam a chegar aos pontos de venda de todo o País nos próximos 15 dias.
“O espírito de confraternização da Páscoa, data mais importante do setor, é simbolizado pelos ovos de chocolate, que unem as famílias e amigos num ambiente de alegria e comemoração. As empresas estão otimistas com as vendas e planejam boas surpresas para quem gosta de presentear os entes queridos”, afirma Getúlio Ursulino Netto, presidente da ABICAB. As opções abrangem diversos sabores e estilos, desde o ovo tradicional, passando pelo branco, meio amargo, sabores diferenciados, ovos de colher, licenciados, com personagens, times de futebol até as colombas pascais.
Os números comprovam que os brasileiros continuam apaixonados por chocolate, principalmente nesta época do ano. “A Páscoa de 2012 foi responsável pela produção de cerca de 18 mil toneladas de produtos, com 80 milhões de ovos vendidos em mais de 800 mil pontos de venda do País. Estes números mostram que o mercado de chocolate neste período se manteve estável em relação à 2011”, lembra Ubiracy Fonseca, vice-presidente de Chocolate da ABICAB. Segundo o executivo, a data representa o “13º mês” da indústria de chocolates.
Outro aspecto importante da Páscoa é que ela movimenta diversos setores da economia, desde insumos até embalagens e logística, oferecendo boas oportunidades de trabalho. Apenas nas indústrias chocolateiras foram abertas mais de 20 mil vagas temporárias, processo que teve início no segundo semestre de 2012. Este contingente atende ao aumento de demanda que acontece principalmente nas áreas de produção, promoção e vendas.
Em relação ao mercado de chocolate como um todo, o setor em 2012 teve desempenho estável. “A ABICAB ainda não fechou os dados, mas estimamos que a produção acumulada do ano tenha ficado estável em relação a 2011. O setor seguiu o movimento da economia do País, que apresentou um cenário de baixo crescimento”, explica o vice-presidente da ABICAB. Fonseca lembra que atualmente, o consumo per capita no Brasil é de 2,2 kg por ano. Há três anos o consumo era de 1,65 kg. Esse aumento foi motivado principalmente pelo crescimento de renda da população, que passou a incluir o produto na cesta de compras.