Por Tatiana Lazzarotto
Nada de vestir branco, pular ondinhas ou comer lentilhas. A tradição é outra. Os chineses comemoram a chegada de um novo ano com um outro calendário e de um jeito bem diferente. Para eles, o ano de 2013, da serpente, começa dia 10, mas as comemorações foram antecipadas para esse último final de semana, dias 2 e 3 de fevereiro, na praça mais oriental de São Paulo, a Liberdade. A Gastrovia esteve presente.
Essa foi a 8ª comemoração do Ano Novo Chinês em São Paulo. Mais lotada do que de costume, a Liberdade reuniu as famosas barraquinhas de comida e artesanato e levou espetáculos de música, artes marciais e outras atrações para o palco da Praça. Tudo para comemorar o ano da serpente, que indica mais introspecção, reflexão e boas oportunidades.
Os chineses acreditam que esse é um tempo de experimentar o resguardo, nutrir a sabedoria, ser flexível e descartar hábitos desgastados. E tudo isso tem a ver com a personagem principal da festa, a serpente. “Esperar para dar o bote" na hora certa, agindo com cautela e planejamento, parece ser o conselho dos chineses para esse ano.
Acompanhe a Jornalista
http://tatilazz.blogspot.com