Em 2013, a Fundação Cultural Calmon Barreto, em Araxá (MG) é novamente a sede do mais tradicional festival gastronômico e cultural do Triângulo Mineiro e região, o Festival será realizado de 6 a 9 de junho. O Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá chega à sexta edição este ano e está com os preparativos a todo vapor para surpreender o público com mais um evento que prima pela qualidade e inovação.
Com a recente realização do Madri Fusion e, em breve, da Copa das Confederações e Copa do Mundo no Brasil, a gastronomia mineira está em alta no cenário nacional, já que Belo Horizonte é uma das sedes dos dois campeonatos de futebol e enviou uma comissão especial ao evento espanhol. Por isso, o momento é propício para consolidar o evento o calendário nacional.
O evento
O Festival de Araxá, como é mais conhecido, tem foco na alta gastronomia e na música instrumental, mais fortemente jazz, blues e choro. Além da programação cultural de padrão internacional, o evento celebrará as mulheres na gastronomia em 2013. Os concorridos festins, como são nomeados os jantares especiais, serão comandados por três chefs cinco estrelas, sendo duas brasileiras – Bel Coelho e Janaína Rueda – e uma argentina – Nadia Haron, do restaurante Nadia O.F, de Mendonza, eleito o melhor da Argentina em 2012.
Segundo Armando de Angelis, um dos organizadores do evento, o festival tem atraído cada vez mais a atenção do público que gosta de música e gastronomia, recebendo pessoas de várias partes de Minas Gerais e de outras capitais como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Distrito Federal. “Os visitantes do interior paulista também aumentam a cada edição do evento. O público está mais seletivo e busca uma programação diferenciada e de qualidade. Os festins estão cada vez mais concorridos e contamos com novos parceiros a cada ano”, destaca Armando.
“O Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Turismo – SETUR pretende investir em Araxá como um novo pólo gastronômico mineiro e brasileiro. A cada edição ganhamos mais visibilidade e nos posicionamos como um evento que preserva a tradicional gastronomia mineira, alavancando negócios e fomentando este setor que só tem crescido em todo o país”, reforça Juninho Lemos, também organizador do festival.
Novidades
Além dos três festins e da praça de massas, o festival contará com seis oficinas gastronômicas, oito atividades gastronômicas regionais e degustação de cervejas especiais, vinhos, café e queijo. Na parte cultural, além da música instrumental, o evento contará com apresentações de artes cênicas e uma exposição de artes plásticas.
O evento conta com patrocínio cultural do Ministério da Cultura, Vale Fertilizantes e CBMM. A promoção é em parceria com a Fundação ACIA - Associação Comercial e Industrial de Araxá e com a Fundação Cultural Calmon Barreto.