Pedreira nasce do sonho do Cel. João Pedro de Godoy Moreira que transformou sua fazenda em uma cidade. Iniciando como Bairro dos Pedros transformou-se em Santana de Pedreira, mais tarde, Pedreira. Povoada pelos imigrantes italianos que haviam vindo para trabalhar na lavoura do café. Mas muitos deles já eram proprietários de estabelecimentos comerciais e industriais que deram a configuração ao município de uma cidade industrial e moderna, vindo a destacar na industrialização a produção de porcelana que teve seu início em 1914, com a instalação da Fábrica de Louças Santa Rita, dos irmãos Ângelo e Antonio Rizzi, além da Cerâmica Santana em 1941 e a Nadir Figueiredo em 1943, que sobressaem entre as primeiras indústrias do gênero, vindo a seguir dezenas de outras que configuraram o parque industrial da cidade.
Assim, em 2011, 115 anos após a emancipação do município, Pedreira conta com mais de 47 bairros e uma população de mais de 41 mil habitantes. Pedreira faz parte do Circuito das Águas Paulista, desde 2004. O objetivo do Circuito é realizar um trabalho em conjunto com as cidades que fazem parte do Consórcio na divulgação de seus atrativos turísticos. Conhecida como “A Capital da Porcelana”. A indústria da porcelana começou em 1914, através dos irmãos Ângelo e Antonio Rizzi.
Com seu clima temperado, a 135 km da capital, Pedreira tem muito mais a oferecer: sua beleza, uma excelente gastronomia, seus pontos turísticos.
Turismo de Compras
Hoje, com o comércio diversificado, podemos encontrar além de porcelanas e louças, uma infinidade de artigos domésticos e de adorno, inúmeras peças artísticas e de decoração dos mais variados materiais, tais como: faiança, madeira, alumínio, vidro, plástico, cerâmica, gesso, resina, ferro, etc. Atualmente, as 450 lojas especializadas na venda desses produtos estão instaladas em pontos de fácil acesso, atendendo ao público inclusive nos finais de semana e feriados, das 09H00 às 18H00.
Pontos Turísticos
COMPLEXO TURÍSTICO DO MORRO DE CRISTO - Um complexo que retrata as construções de Jeruzalém. No percuso do Morro de Cristo encontramos 14 estações, com azuleijos pintados á mão que representa o Caminho do Calvário, Nossa Senhara Aparecida é Homenagiada com uma praça, também temos a imagem do Cristo Redentor e um monumento da Revolução Constitucionalista de 1932.
Do local se tem uma visão panorâmica da cidade.
ZÔO – BOSQUE MUNICIPAL “PREFEITO ADOLFO LENZI” - Sede da Secretaria do Meio Ambiente e desenvolve diversos cursos de Educação Ambiental. Possui uma área de mais de 33.000 mts2, com mata nativa, animais e aves, há um espaço de lazer com quiosques, playground e lanchonete.
BOULEVARD RIO JAGUARI (CICLOVIA) - Às margens do Rio Jaguari, na Vila São José, próximo ao monumento em homenagem aos Expedicionários.
MUSEU HISTÓRICO E DA PORCELANA - Instalado num sobrado do final do século XIX, as peças do acervo retrata aspectos da fundação da cidade, imigração italiana, ferrovia, saúde, entre outros, temos também fotografias, mobílias e peças de porcelana. O Museu conta ainda com uma mini-fábrica que demonstra o processo de fabricação das porcelanas.
CASA DO FUNDADOR DA CIDADE “CORONEL JOÃO PEDRO DE GODOY MOREIRA” - O imóvel foi construído durante o século XIX, no estilo neoclássico, apresentando uma tipologia arquitetônica única, destacando-se entre as demais. É um dos últimos remanescentes da fase inicial do desenvolvimento urbano de Pedreira – uma das cidades da região que ainda mantém a casa de seu fundador. Construída pelo Cel. João Pedro, fundador de Pedreira.
IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA - Em estilo Gótico, foi construída os séculos XIX e XX. Possui na fachada, vitrais que retratam passagens bíblicas e a Capela do Santíssimo.
MORRO DE MARIA - Inaugurado durante as comemorações dos 110 anos de Pedreira, representam os mistérios do Rosário. As pinturas foram realizadas por artistas locais.
CASA DO PADRE ALEXANDRINO - A construção apresenta uma tipologia arquitetônica que se destaca entre as demais, representando a fase inicial urbana da cidade. Ainda possui no teto de uma das salas, uma pintura feita em 1º de dezembro de 1894, por Pedro Gallinaro, representando a Anunciação de Nossa Senhora.
ESTAÇÃO DA COMPANHIA MOGIANA DE ESTRADA DE FERRO - Prédio histórico, a antiga estação de trem foi inaugurada em 15 de novembro de 1875. Funcionam no local, atualmente, a Secretaria Municipal de Turismo, o Posto de Informações Turísticas, a Feira de Arte e Artesanato de Pedreira e a Guarda Municipal.
OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DE PEDREIRA - Sendo um ponto de referência científico, cultural e turístico no país, o Observatório divulga astronomia no meio escolar e ao público em geral.
Horário de Funcionamento: Sábados e domingos das 19H00 às 22H00 (público em geral)
Segunda à sexta-feira (atividades agendadas para escolas ou grupos)
Turismo Rural e de Aventura
ASSOCIAÇÃO DE AGROTURISMO DE PEDREIRA E REGIÃO - O objetivo da Associação é integrar as propriedades com interesse comum no Turismo Rural que além de ser um resgate histórico e cultural, também agrega valor aos produtos da agricultura como: queijos, vinhos, compotas, geléias, cachaças, licores, massas, pães e etc.
O artesanato rural com fibras naturais, cipós, bambu, bucha vegetal é produzido de forma ambientalmente correta.
E para quem gosta de aventura não faltam atrativos: trilhas, passeios a cavalo, acqua ride e tirolesa. Tel.: (19) 3852-3195 / 9716-8558 / 9210-1295
Como Chegar
A 33 quilômetros de Campinas, com acessos pela SP-340 e SP-95. Dista da Capital 130 quilômetros, com fácil acesso pelas Rodovias Bandeirantes e Anhanguera.
Dados Gerais
A População Total do Município é de 41.549 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010).
Área Territorial: 110 km²
Fonte: IBGE
Ano de Instalação: 1896
Microrregião: Campinas
Mesorregião: Pedreira
Altitude da Sede: 590 m
Distância à Capital: 137 Km
Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD
Sº : 22º44'33,1"
W : 46º54'43,4"
fonte: Prefeitura Municipal de Pedreira e Circuito das Águas.