Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Safaris para avistamento da Onça Pintada
13/06/2013

Embora possua a maior biodiversidade encontrada no planeta, o Brasil ainda está engatinhando na área de eco-turismo. A falta de estrutura e de projetos realmente sustentáveis levam os brasileiros a desistirem de conhecer o ecossistema do país e aventurarem-se em outras regiões “selvagens”, como o Polo Norte e a África. Além de apresentarem instalações luxuosas e confortáveis, estes destinos triunfaram na habituação de animais selvagens, fazendo com que os mesmos já estejam acostumados com a presença de automóveis e humanos, facilitando o contato – mesmo que de uma distância segura – com estas belas e livres criaturas.

É com este espírito que os safáris promovidos pelo Projeto Onçafari, com sede no Refúgio Ecológico Caiman (REC), no Pantanal, voltam a ser promovidos este ano, e devido à enorme procura e sucesso da iniciativa, em agosto do ano passado, serão realizados de 16 de junho a 8 setembro, nas duas pousadas – Baiazinha e Cordilheira - com uma saída por pacote.  A atividade prevê uma palestra sobre os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores, seguida de uma saída a campo com a equipe do projeto para que conheçam mais sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido na Caiman, e na sorte, consigam avistar a onça pintada. 

Muito mais complexo e abrangente que um simples safári no Pantanal, o Projeto Onçafari habitua felinos à presença de veículos que circulam durante os safáris promovidos no local, adaptando técnicas bem sucedidas em habituar animais selvagens na África do Sul, para serem observados em seu ambiente natural.

É importante frisar que este processo não envolve métodos de domesticação ou qualquer atitude que desequilibre o habitat onde vivem estes animais que continuarão permanecendo 100% selvagens, mas sim, acostumá-los à presença de veículos que carregam turistas. Com o passar do tempo e utilizando certas técnicas, eles param de enxergar os veículos como ameaça - como se fizessem parte do cenário pantaneiro - ficam tranquilos e não fogem.

O projeto tem a pretensão de servir como modelo de preservação sustentável a ser replicado por todo o Pantanal, quiçá todos os ecossistemas brasileiros, além de gerar empregos e preservar as espécies e o bioma pantaneiro – a maior área alagada do mundo, cuja grande diversidade de fauna e flora está adaptada às mudanças entre períodos alagados e secos.

No topo da cadeia alimentar, a onça-pintada é o maior felino das Américas, cuja atual área de distribuição estende-se por toda a América Latina, incluindo todo o território brasileiro. Segundo o Plano de Ação Nacional para a Conservação da Onça-Pintada, o animal encontra-se com status criticamente ameaçado na Floresta Atlântica e Caatinga, ameaçada no Cerrado, e vulnerável no Pantanal e Amazônia. Suas principais ameaças são a destruição constante de seus habitats (o que já levou há uma diminuição de 54% do ambiente original da espécie), a diminuição da base de presas e a caça em decorrência desses conflitos com o ser humano.

Esta é outra meta do Projeto Onçafari: desmistificar a imagem de predadora feroz da onça-pintada e fazer com que seja vista, do ponto de vista econômico, mais rentável viva do que morta, assim como leopardos e leões na África, mostrando que a espécie tem potencial para gerar renda através da Indústria de Observação de Animais. Essa prática, inclusive, é uma das maiores fontes de renda em vários países da África, e o crescimento do turismo sustentável no Pantanal compensará o eventual e pequeno prejuízo que a espécie venha causar com o abatimento de alguns animais de criação.

Quer saber mais sobre o safari e opções para hospedagem? consulte www.caiman.com.br

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2025 Gastrovia Turismo e Gastronomia