Batendo recorde de público em 2013, o festival se consagra entre os mais importantes eventos deste segmento no Brasil. Com foco na alta gastronomia e em atrações culturais de altíssima qualidade, a edição contou com 16 atrações musicais e cênicas. Entre os grandes nomes do jazz e do blues, no palco do VI Festival de Araxá apresentaram-se artistas internacionais de peso, como o argentino Danny Vincent e os americanos Sugaray Rayford e Alissa Sanders.
O ponto alto da programação é, sem dúvida, os concorridos festins, como são nomeados os jantares especiais. Nesta 6ª edição, as mulheres foram os destaques na gastronomia e nas artes. As chefs brasileiras Bel Coelho e Janaina Rueda e a argentina Nadia Haron, comandaram os jantares e surpreenderam o público com cardápios refinados e saborosos. Ainda na programação gastronômica, as oficinas e as degustações especiais de cerveja, vinhos e café, conquistaram o público, que esgotaram todos os ingressos antes mesmo do início do evento.
De acordo com Armando de Angelis, um dos organizadores, o Festival de Araxá a cada ano cresce em público, em infra-estrutura e na qualidade das atrações. “O evento atrai um público exigente, que aprecia música e gastronomia de qualidade. Nesta edição recebemos pessoas de várias partes de Minas Gerais, mas também um público significante de outros Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal”, afirma.
Agenor Lemos Jr, também organizador do festival, acredita que a união da tradição com a inovação desperta o interesse das pessoas. “No festival procuramos apresentar a culinária de outros lugares e as novas tendências da gastronomia sem descartar a tradicional cozinha mineira, que tanto encanta os turistas. Ainda investimos em atrações culturais de qualidade e novidades para animar e surpreender o público a cada ano”, reforça Juninho.
A organização desta 6ª edição do Festival de Araxá teve assinatura de Agenor Lemos Jr, Diretor de Produção e Gastronomia e Armando de Angelis, Diretor Artístico, de Marketing e Comunicação. O evento contou com patrocínio cultural do Ministério da Cultura, Vale Fertilizantes e CBMM. A promoção foi em parceria com a Fundação ACIA - Associação Comercial e Industrial de Araxá e com a Fundação Cultural Calmon Barreto.