As ervas e especiarias são utilizadas pelos povos desde a Antiguidade, seja na culinária, como tempero e para conservar alimentos, seja com fins medicinais, na preparação de óleos e medicamentos. Atualmente, encontramos grande variedade desses temperos em supermercados e lojas especializadas, e seu uso na Gastronomia aumentou, consideravelmente, as possibilidades de combinações e harmonizações. Algumas - como manjericão com tomate, estragão com carnes, alecrim com batatas - tornaram-se clássicos da culinária internacional.
Para ampliar as informações e o conhecimento sobre o tema, o selo Senac Editoras lança o livro Misturando sabores - Receitas e harmonização de ervas e especiarias. Em 160 páginas, os autores Nelusko Linguanotto, Renato Freire e Isabel Lacerda apresentam temperos consagrados e apresentam as características e as possibilidades de uso de 59 especiarias e ervas, além de 25 misturas usadas na culinária internacional.
Cada erva ou especiaria é apresentada pelo nome popular em português e em cinco idiomas - espanhol, inglês, francês, italiano e alemão -, com informações técnicas sobre sua origem, propriedades físico-químicas, quantidades adequadas de uso e uma sugestão de receita que harmoniza ingredientes, sabores e aromas. A fim de facilitar a identificação, elas são ilustradas com fotos especialmente produzidas para o livro.
Misturando sabores - Receitas e harmonização de ervas e especiarias espera contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais da área de Gastronomia e dar subsídios para despertar a criatividade das pessoas que gostam de cozinhar ou apreciam uma culinária aromática.
ELISETE AP. DA SILVA REMIGIO em 09/06/2014 às 10:05
Vi uma receita de vcs que prescreve 4 colheres (sopa) Tal e Qual, quero saber o que significa isso e onde encontrar?