Ingredientes
-
400g de camarão descascado limpo médio/grande (41/50)
-
2 cebolas grandes
-
3 tomates
-
Coentro
-
Limão
-
Sal
-
Alho
-
Pimenta Branca
-
Azeite Doce
-
½ Copo de vinho branco seco
-
250g Catupiry
-
1 Abóbora Sergipana ou Jacaré (cerca de 2½kg)
Modo de Preparo
A abóbora Sergipana – ou Jacaré – deve estar bem vermelha, ter cerca de 2½kg, e ter o formato de uma Moranga (aquela mais baixa). Ela será cozinhada inteira, até fica macia. É importante não deixar passar o ponto, para que ela não quebre. Feito isso, tire a tampa com uma faca, cortando-a cuidadosamente. Retire toda a semente e o ‘cabelo’, limpando-a por completo.
O camarão deve ser refogado. Primeiro ele será temperado no limão, sal, pimenta branca e alho. A partir de então, será refogado. Primeiro coloque a cebola, depois o tomate, em seguida o camarão e o azeite. Quando o camarão começar a ficar branco, adicione o vinho branco seco. O coentro entra por último, para dar o gosto.
Se a abóbora não ficar macia no cozimento, há um truque que pode ser feito. Com outra abóbora (½kg), faça um purê (cozinhe, amasse, tempere com sal e refogue com o alho).
Depois que o purê estiver pronto, coloque-o dentro da abóbora inteira. Em seguida, coloque parte do catupiry e depois o camarão refogado, que será seguido novamente de catupiry no topo, para que seja gratinado.
Depois de coloca-lo por cima, coloque a abóbora no forno alto, onde ficará até que o catupiry fique dourado. Retire a abóbora do forno, coloque em um prato com alface. Está pronta para ser servida!
Rendimento: 2 porções.
Receita: Restaurante Kaçuá - Chefes Gilmara Pacheco e Wanessa Ancelmo