A primeira edição do Mondial de La Bière, festival internacional de cervejas especiais, realizado pela primeira vez no Brasil, na Praça Onze, Centro do Rio, superou as expectativas dos organizadores e expositores. Vinte mil pessoas vieram enriquecer sua cultura cervejeira, num clima de comemoração e harmonia. O público qualificado experimentou mais de 650 rótulos de cervejas nacionais e importadas.
Chancela internacional
Jeannine Marois, presidente do Mondial de La Bière, considerou a primeira edição do evento no Rio de Janeiro um grande sucesso. Para ela, “a intensa participação nos workshops demonstra uma inclinação dos brasileiros na busca pela profissionalização, por novas oportunidades de carreira, como a de sommelier de cerveja”.
Jeannine também se surpreendeu com o público mais maduro e de melhor nível sociocultural comparado às edições em Montreal e Mulhouse. A versão brasileira do evento, segundo ela, criou a oportunidade de os visitantes conhecerem várias marcas, incluindo rótulos internacionais inéditos no Brasil. Esta visibilidade funciona em mão dupla, já que por ser um evento internacional,servirá de ponte para a exportação de rótulos nacionais. “Mais vozes estão falando sobre as cervejas especiais”, disse a presidente do Mondial.
MBeer Contest
A Colorado, de Ribeirão Preto, uma das vencedoras do MBeer Contest, conquistou medalha de platina com a Ithaca Oak Aged, sazonal envelhecida em barril de carvalho. Segundo o gerente de Marketing da cervejaria, Rafael Moschetta, o resultado do campeonato representou a conquista da “tríplice coroa”, uma vez que a Colorado já havia ganhado medalhas de ouro este ano no Mondial do Canadá e da França. A mineira Wäls foi sagrada a grande campeã do Mondial. Arrebatou cinco medalhas - uma de platina, com a Wäls Petroleum, e quatro de ouro - no MBeer Contest.
Para a sommelier de cervejas e diretora de Marketing da Bier&Wine Tatiana Spogis, o “grande barato” do festival foi ver o público experimentar novos sabores. “O que mais me surpreendeu foi o consumo das cervejas ácidas como sour beer, fruit cítricos, pois são muito especiais, para quem já tem paladar mais apurado e algum conhecimento”.
Mulheres em destaque
O público feminino também surpreendeu os expositores pelo interesse e conhecimento. Segundo Marcelo Calonio, da distribuidora Hanna Beer, na maioria dos eventos de degustação 1/3 das pessoas tem conhecimento desse mercado e 2/3 não. “No Mondial foi justamente o contrário, 2/3 demonstraram ter bastante informação sobre cervejas especiais”, afirmou. Calonio trouxe de Santa Catarina e vendeu 2 mil garrafas de cervejas, de 12 diferentes rótulos, entre eles a Schortein (Weiss e IPA). Além disso, comemorou os 55 novos pontos de vendas fechados durante o evento.
Frequentadora assídua de bares que servem cervejas especiais, a psicóloga Michelle Orlando, 30 anos, veio com o marido de Santo Cristo, com cinco amigas, ao Mondial. É a primeira vez que ela participa de um evento desses e gostou muito, pois pôde provar várias cervejas que ainda não conhecia. Adriana Nagaia, sommelier de cervejas, consultora de eventos e degustações, acompanhava uma amiga que se iniciava no mundo das cervejas especiais. “Quem gosta de cerveja especial não pode perder o Mondial, que reúne as melhores cervejas brasileiras e algumas estrangeiras raras”, afirmou.
Cristiane Ferreira Lopes, tatuadora, 38 anos, já havia provado algumas cervejas especiais, mas não tem o hábito de consumir com frequência. “Vim ao evento com as minhas amigas com o objetivo de mergulhar um pouco mais nesse mundo. Estou encantada e já combinamos de degustar toda semana um rótulo diferente. Amei o evento. Gente bonita e clima superdescontraído”.
Oito amigos, moradores do Rio e de Niterói, aproveitaram o Mondial para abastecer a “cervejoteca” de suas casas. Eles adquiriram 30 rótulos variadados, incluindo um exemplar da edição limitada da Ale Rodenbach Caractère Rouge, por R$ 70 a garrafa, no estande da Bier&Wine. “Esta cerveja está custando mais de R$ 100 no mercado”, disse Vinícius Carvalho, na foto segurando o ‘troféu”. Renata Knust e Marcela Cokell também destacaram a compra de vários kits com excelente custo/benefício.
Petiscos cariocas
Os restaurantes que serviram seus quitutes ao público também tiveram que montar uma força-tarefa para dar conta do recado. Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca montou um esquema com 10 pessoas na linha de produção para atender a demanda. “Vendemos seis mil bolinhos de feijoada, que consumiram, no preparo, 20 quilos só de feijão. "Quando fomos convidados para participar, não pensei duas vezes. “Temos uma carta de cerveja pra lá de especial no nosso bar e acreditei que seria uma oportunidade de estar perto do nosso público”, disse Kátia.
Para o Chef Frederic Monier o evento foi perfeito. “Foi um prazer trazer meus sanduíches e pratos das duas brasseries para o público ‘brincar’ de harmonizar”, revelou. O mais interessante, segundo ele, foi ver as pessoas descobrindo a combinação que mais agradava com os sanduíches, por exemplo, que chegaram a quatro mil unidades.
Sobre o Mondial de La Bière
Realizado há 20 anos com sucesso no Canadá e desde 2009 na França, no Rio foi promovido e organizado pela Fagga | GL events Exhibitions, com apresentação da Prefeitura do Rio de Janeiro/Riotur, patrocinio oficial da Agrária, The Beer Planet e Cisper e apoio institucional do SindRio. “Explore o mundo através da cerveja” é o slogan do evento, que pretende disseminar a cultura cervejeira e envolver os visitantes em todas as esferas que hoje compõem o segmento de cervejas especiais, a partir do principal lema deste segmento: “Beba menos, beba melhor”.