Durante 13 dias, Pelotas, no Rio Grande do Sul, receberá um dos maiores eventos de música clássica da América Latina: o IV Festival Internacional Sesc de Música. A cidade será o ponto de encontro para alunos e músicos profissionais do Brasil e do Mercosul, além de professores de países como Alemanha, China, Estados Unidos, França, Holanda e Israel. Entre os artistas conceituados estão nomes como os americanos Eva Szekely e Victor Uzur, o chinês Yang Liu, o japonês Mishinori Bunya e os brasileiros Marcelo Guerchfeld e Horácio Schaffer. O evento acontece de 19 a 31 de janeiro.
Dividido em dois núcleos, “Música de Concerto” e “Núcleo de Vivências Musicais - Inclusão social através da música”, o Festival terá um plano pedagógico, direcionado para estudantes e profissionais da música e, um plano comunitário, em que oferece uma programação de concertos e espetáculos diversificada e gratuita. O evento integra o projeto Arte Sesc – Cultura por toda parte e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio cultural, promovendo a integração com a comunidade, músicos amadores e profissionais.
A programação da quarta edição do Festival terá mais de 40 espetáculos divididos em recitais solo, música de câmara, orquestra sinfônica acadêmica, banda sinfônica acadêmica, ópera, espetáculos de grupos convidados e concertos didáticos, além de dezenas de cursos de instrumentos e canto. Serão oferecidos cursos de instrumentos, canto lírico, vivências musicais, recitais de professores, recitais de alunos, música de câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica e ampla atividade de espetáculos. As atividades serão desenvolvidas em aulas individuais e master classes, com professores de diversas partes do mundo.